Roda de conversa aborda papel das ligas camponesas de Sapé na construção da democracia no Brasil

Roda-de-Conversa-Itabaiana =======.jpg

Atividade do Campus Itabaiana envolveu estudantes em torno de uma cidadania participativa

O Campus Itabaiana do IFPB, em parceria com o Memorial das Ligas e Lutas Camponesas, realizou na noite da última terça-feira (30) uma roda de conversa para dialogar sobre o papel das Ligas camponesas de Sapé (PB) na construção da democracia no Brasil.

A atividade educativa contou com a participação do coordenador e educador do Memorial, Weverton Rodrigues, que, em um primeiro momento, problematizou a história dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais da região, suas condições de exploração desencadeadas pela  questão agrária, e a construção da luta pelo direito à terra e ao bem viver. 

Os estudantes do Campus Itabaiana participaram do debate utilizando de maneira prática os saberes construídos ao longo do ano letivo sobre política, cidadania, democracia e movimentos sociais, como forma de ampliar suas leituras de mundo.  Os educandos compreenderam de forma crítica como a história da democracia no Brasil foi escrita pela luta dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais do estado da Paraíba, expressando na prática uma cidadania participativa.

A atividade foi considerada pelos envolvidos, uma oportunidade de fortalecer o diálogo entre as instituições (IFPB e o Memorial), e valorizar a história das classes populares da região como mote para a construção de uma educação mais contextualizada e problematizadora. Participaram como mediadores do diálogo, os professores Suelânio Viegas de Santana e Josemi Medeiros.

 *DGCOM com informações do Campus Itabaiana