IFPB Catolé se classifica para etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

equipe apolo IFPB Catole - Copia.jpeg

Três equipes do campus subiram ao pódio na fase regional

O Campus Catolé do Rocha do Instituto Federal da Paraíba tem se tornado uma referência em robótica. Desde 2017, o professor Alexsandro Trindade, atual Diretor de Desenvolvimento de Ensino, prepara estudantes para essa área. O resultado vem sendo uma coleção de medalhas conquistadas por estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico. 

A próxima disputa é a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que vai acontecer em Vitória, no Espírito Santo, de 13 a 19 de outubro. A equipe Héstia, formada pelas alunas Letícia Silvestre, do curso de Informática, e Clarice Alves, de Edificações, ficou em 2º lugar na final estadual, o que garantiu a vaga na fase nacional, na categoria de robô resgate nível 2. A competição estadual foi realizada entre os dias 21 e 24 de agosto, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, precedida das disputas das etapas por região do estado.

No regional sertão, que envolveu 80 equipes, o IFPB Catolé conquistou os três primeiros lugares do pódio, confirmando a força do trabalho desenvolvido no eixo de robótica. O 1º lugar foi da Equipe Apolo formada por José Neto, Daniel Neemias e Dafne Magalhães, que também trouxe a medalha de melhor escola pública na final estadual. Em segundo lugar da regional, ficou a Héstia, de Letícia e Clarice, e em terceiro a Equipe Hera, formada pelas alunas Maria Luiza, Laura Câmara e Rebeka Pinheiro. 

Para Letícia Silvestre, a participação na competição fortaleceu a confiança do grupo: “A experiência na etapa estadual nos preparou para enfrentar os próximos desafios com confiança e foco. Com dedicação redobrada, estamos prontas para conquistar nossos objetivos. É uma honra representar o Instituto Federal da Paraíba na etapa nacional da OBR”, afirmou a aluna.

Já para Clarice Alves, a trajetória até aqui trouxe aprendizados que vão além da competição: “Poder competir na etapa regional e estadual foi uma experiência única, onde aprendemos muito, não apenas como competidoras, mas também como pessoas. Nos empenhamos bastante para conquistar a vitória e estamos muito felizes por ter nos classificado para o nacional e por representar o IFPB e a Paraíba nessa jornada rumo ao título nacional da OBR.”

IFPB Catolé também na etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica 

O IFPB Catolé ainda conseguiu outra façanha: se classificar para a etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica (TJR) que vai acontecer em dezembro, em São Paulo. A classificação ocorreu em duas categorias distintas da competição. A etapa paraibana foi realizada no dia 27 de setembro, também no Espaço Cultural, na capital. O TJR começou em 2009 e chegou a todas as regiões brasileiras em 2016. 

Para o professor Alexsandro, essas conquistas reforçam o compromisso do Campus Catolé do Rocha com a excelência acadêmica e a formação de estudantes protagonistas no cenário científico e tecnológico. Além disso, revelam o impacto positivo do trabalho de professores, técnicos e alunos na consolidação da robótica como ferramenta de inovação e transformação educacional.

“O desempenho das equipes não apenas eleva o nome do campus, mas também inspira toda a comunidade escolar a seguir investindo em ciência, tecnologia e criatividade como caminhos para um futuro promissor”, destacou. A cada ano, o professor Alexsandro orienta projetos de pesquisa e de extensão que disseminam o conhecimento em robótica. Alguns projetos são desenvolvidos em outras escolas públicas do município e acabam sendo a porta de entrada para os jovens conhecerem o IFPB e acabarem se inscrevendo para os processos seletivos da instituição.