IFPB Catolé apresentou espetáculo no Encontro Nacional de Professores de Artes dos IFs

IFPB CATOLE folia ao menino Deus cg.jpeg

“Folia ao Menino Deus” reúne o Coletivo Teatral Lapela e o Coral Harmonium, projetos extensionistas

O Coletivo Teatral Lapela e o Coral Harmonium, projetos extensionistas do campus Catolé do Rocha do IFPB, apresentaram o espetáculo “Folia ao Menino Deus”, na programação do IX Encontro Nacional dos Professores de Arte dos Institutos Federais (Enpaif). A apresentação ocorreu durante a manhã de 25 de setembro, no auditório do IFPB Campus Campina Grande. 

O encontro reuniu docentes de Arte de todos os IFs do Brasil em um grande evento, que aconteceu no período de 22 a 26 de setembro. Além de apresentações artísticas de diversos grupos, contemplando música, dança, performance, exposições de artes visuais e manifestações da cultura popular, a programação contou com palestras, rodas de conversa, oficinas e apresentações de trabalhos relativos ao ensino, pesquisa e extensão em Arte.

“Folia ao Menino Deus” tem direção geral e organização dramatúrgica de Sinésio Bina, professor de Arte e coordenador de Extensão e Cultura do IFPB Catolé do Rocha. O trabalho mescla elementos da cultura popular a canções do repertório musical brasileiro, abarcando ritmos que vão do forró ao samba, numa grande festa para celebrar o nascimento do Menino Deus. 

Mateus e Catirina, conhecidos personagens da cultura popular, conduzem a narrativa, apresentando a condição de figuras periféricas de José e Maria, que se encontram na condição de refugiados, como tantos outros que estampam os noticiários atualmente: refugiados da seca, da fome, do desemprego, da violência, da guerra, do extremismo religioso, das mudanças climáticas e de perseguições políticas. Outros problemas sociais também são apontados, como a gravidez precoce de Maria, a falta de moradia, a pobreza e a violência estatal. 

Apesar do tom de crítica social e da seriedade de temas abordados, a encenação se constrói de forma festiva, com muitas cores e humor. O espetáculo da vida acontece, apesar da situação precária em que se encontram José e Maria. O menino vive, apesar das medidas genocidas adotadas pelo Estado. Narrativas passadas encontram eco nos problemas contemporâneos, levando-nos a refletir sobre o significado do espírito natalino.

“Levar o espetáculo para o Enpaif era um desejo forte, desde que ficou definido que o evento aconteceria em Campina Grande. Eu já havia falado sobre ele na edição anterior do encontro, que aconteceu em Palmas, no Tocantins. Poder agora mostrar o trabalho artístico, para uma plateia de professores do Brasil inteiro, é como dar continuidade a um processo iniciado no ano passado, porém de forma mais concreta, materializando algo que estava no plano da teoria”, comenta o professor Sinésio Bina. 

“Além disso, a apresentação em outros locais proporciona o intercâmbio dos grupos com outros artistas e públicos, contribuindo para o amadurecimento do trabalho e crescimento dos integrantes, que são discentes, servidores do campus e parceiros da comunidade”, completa. “Folia ao Menino Deus” ainda teve produção executiva de Cleide Alves de Sousa e Sinésio Bina e figurinos e adereços de Reginaldo Pedro Lima, Vera Cléia Cavalcanti e Cleide Alves Sousa. 

Estiveram no elenco da apresentação em Campina Grande, do Coletivo Teatral Lapela, Ana Laura Alves da Silva, Antônia Rayka da Silva Dias, Arthur de Sousa Lima, Elany Reinaldo Batista, Giselle de Cordeiro Kian, Jonathas Lopes da Silva, Lauany Vitória Duarte Dantas, Laylla Kauany Alves de Souza, Luana Andressa Silva, Maria Cibelly Alves Pereira, Vera Cleia Alves da Silva Cavalcanti e Sinésio Bina.

O Coral Harmonium é coordenado pelo professor Ronildo Nicodemos da Silva e tem direção artística/regência do parceiro Tâmisson Azevedo. No coro da apresentação em Campina Grande estiveram Emmily Sury de Sousa Nascimento, Elvis do Nascimento, Filipe Pierre de Alencar Silva, Jaime Luiz Bezerra do Nascimento, Luana Andressa Silva, Mariane dos Santos Vieira, Ronildo Nicodemos da Silva, Sarah Silva Oliveira, Sinésio da Silva Bina, Tâmisson Azevedo e Valentina Nascimento.

O professor Sinésio ressaltou o importante apoio do Campus Catolé do Rocha e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB. Agora o espetáculo está em ritmo de se preparar para a participação na II Mostra de Artes Cênicas do IFPB, que vai ocorrer dentro da programação do III Festival de Arte e Cultura da instituição, nas cidades de Sousa e Cajazeiras, no final de novembro, e tenta também articular outras oportunidades de apresentação.