IFPB participa do I Ciclo de Seminários Regionais da Rede APE

Equipe do Campus CG apresenta experiência com a Sala Autorregulação Emocional para neurodivergentes

Rede APE.jpeg

Uma delegação do Instituto Federal da Paraíba participou, nos dias 11 e 12 de novembro, do I Ciclo de Seminários Regionais – Região Nordeste da Rede Acesso, Permanência e Êxito (Rede APE). O encontro aconteceu no Campus Petrolina do IF Sertão-PE e reuniu representantes de toda a Rede Federal para discutir estratégias que fortaleçam o percurso estudantil, desde o ingresso até a conclusão dos cursos.

O diretor de Assistência Estudantil, Fillipe Perantoni, representou a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e destacou que a iniciativa tem caráter estratégico dentro da política nacional de educação profissional. Segundo ele, a Rede APE é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) em parceria com o Instituto Federal Farroupilha e instituições de todo o país.  “Seu principal objetivo é enfrentar os desafios relacionados ao acesso, permanência e êxito de estudantes em todas as etapas de ensino, desde a qualificação profissional até o ensino superior, com foco especial na educação profissional articulada ao ensino médio.”, explicou.

O Ciclo de Seminários é composto por cinco encontros — um em cada região do Brasil — e tem como proposta integrar as instituições da Rede Federal. Durante os eventos, são apresentados diagnósticos, ações e práticas que já vêm sendo aplicadas nos Institutos para apoiar os estudantes. Todas essas contribuições serão incorporadas na construção da Minuta do Plano Nacional de Acesso, Permanência e Êxito (PNAPE).

No Nordeste, o IFPB levou uma delegação formada por representantes da Reitoria (PRAE e PRE), diretores-gerais e diretores de desenvolvimento de ensino, além de técnicos indicados pelos campi. De acordo com Fillipe, a motivação do Instituto para participar do ciclo é contribuir ativamente com a elaboração do PNAPE e, ao mesmo tempo, trazer para o IFPB referências e experiências exitosas compartilhadas no evento.

Entre as iniciativas apresentadas pelos institutos nordestinos, o IFPB foi convidado pela própria Rede APE a apresentar a Sala de Autorregulação Emocional, implantada no Campus Campina Grande. A escolha foi feita após análise das práticas reconhecidas como efetivas na região. Fillipe explica que o espaço tem se mostrado uma ferramenta inovadora de acolhimento para estudantes neurodivergentes. “Trata-se de uma inovação no acolhimento de estudantes neurodivergentes, iniciativa que possibilita uma ação de extrema importância para a permanência e êxito de estudantes com esta condição.”, destacou.

Os resultados do encontro devem refletir diretamente na melhoria das políticas internas do Instituto. De acordo com Perantoni, o principal impacto será o aprimoramento das ações de acesso, permanência e êxito, orientadas por diretrizes mais claras e diagnósticos mais precisos sobre os desafios enfrentados no cotidiano dos campi.

Texto: Bianca Dantas, estagiária de Jornalismo

Supervisão e revisão: Clébio Melo, jornalista do IFPB Campina