IFPB CG apresenta Sala de Autorregulação na Reditec 2025

REDETEC 2025 - Sala de Autorregulação

Projeto inovador beneficia estudantes neurodivergentes e desperta interesse de gestores de todo o país

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande, levou uma de suas iniciativas de maior impacto social para a 49ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a Reditec 2025, realizada em Bonito/MS. A experiência inovadora da Sala de Autorregulação para Discentes Neurodivergentes foi compartilhada com gestores e profissionais da educação de todo o Brasil, despertando interesse pela possibilidade de replicação do projeto em outros campi.

A ideia da sala nasceu a partir do edital Q-Inova, do IFPB, alinhada às necessidades dos estudantes autistas do campus, que precisavam de um espaço adaptado, inclusivo e que possibilitasse a autorregulação sensorial.

O espaço foi planejado com foco na inclusão e no bem-estar, utilizando princípios de design sensorial e sustentabilidade, com reaproveitamento de materiais reciclados. Conta com iluminação regulável, pisos táteis, recursos acústicos, almofadas e dispositivos que favorecem a autorregulação emocional e cognitiva.

Desde sua implantação, relatos de alunos que utilizam a sala indicam uma maior sensação de segurança nas atividades acadêmicas e redução de episódios de ansiedade. Embora os dados quantitativos ainda estejam em fase de levantamento, os primeiros resultados apontam impacto positivo no bem-estar e no desempenho dos discentes.

Segundo o professor Eduardo da Cruz Teixeira, que representou o campus no evento, a apresentação na Reditec foi recebida com entusiasmo e motivação. 

“Tivemos a oportunidade de compartilhar a experiência inovadora do campus com outros profissionais da educação tecnológica. (...) Senti orgulho também de ter representado o campus através desta ação específica”, comentou.

Atualmente, nove campi em diferentes estados do país, já estão em contato com o IFPB para conhecer mais de perto a iniciativa. Além disso, a participação no evento ampliou a visibilidade do projeto e abriu portas para novas articulações.

Texto: Bianca Dantas, estagiária de Jornalismo
Revisão: Júlio César RolimSupervisão: Clébio Melo, jornalista do IFPB Campina