Formação capacita servidores do IFPB-CG para identificação de estudantes com altas habilidades e superdotação

Capacitação para identificação de estudantes com altas habilidades

Parceria entre NAPS e NAAHS promoveu curso online com 20h de carga horária e certificação para 29 servidores

Entre os dias 23 e 26 de setembro, servidores docentes e técnicos-administrativos do IFPB – Campus Campina Grande participaram de uma formação online voltada para a identificação pedagógica em altas habilidades e superdotação. A atividade foi resultado de uma parceria entre o Núcleo de Acompanhamento Psicossocial (NAPS) do Campus e o Núcleo de Atividades em Altas Habilidades e Superdotação (NAAHS), vinculado à FUNAD-PB, a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência.

O curso, realizado via Google Meet, contou com carga horária de 20 horas e envolveu aulas, debates e dinâmicas em grupo. No total, 29 servidores do campus participaram da capacitação.

Segundo o psicólogo Ícaro Rodrigues, coordenador do NAPS, o objetivo da formação foi preparar educadores para reconhecer e encaminhar estudantes com desempenho acima da média em diferentes áreas do conhecimento. 

“ (...) identificar o que são altas habilidades, o que é uma superdotação, quais os instrumentos para avaliar, identificar algum estudante com altas habilidades ou superdotação. (...) E as formas de encaminhamento, para uma avaliação.”, explicou

Durante os encontros, os participantes discutiram as diferentes formas de inteligência humana — para além da lógico-matemática, frequentemente privilegiada na escola — como a cinestésico-corporal, a intrapessoal e a interpessoal. Também foram apresentados os instrumentos de avaliação e as estratégias de encaminhamento para estudantes identificados.

Ícaro destacou ainda que a identificação não deve ser confundida com diagnóstico clínico:

“Outro aspecto importante é entender que altas habilidades e superdotação não é um transtorno. O estudante é identificado,  o termo correto é identificação. Isso não laudável.” , reforçou.

Ao final da formação, os servidores receberam certificação e assessoria do NAAHS para a identificação e desenvolvimento desses estudantes. Para o Campus Campina Grande, a expectativa é que a capacitação contribua diretamente para um acompanhamento mais inclusivo e qualificado dos estudantes, valorizando seus diferentes talentos e formas de aprender.

Texto: Bianca Dantas, estagiária de JornalismoRevisão: Júlio César RolimSupervisão: Clébio Melo, jornalista do IFPB Campina