Campus CG realiza Mostra de Talentos e entrega de kits para estudantes do Projeto Alvorada

Mostra de Talentos do Projeto Alvorada 2025

Evento foi marcado pela emoção dos participantes na troca de vivências

Estudantes do curso de Eletricista Residencial e Predial do IFPB Campus Campina Grande participaram de uma Mostra de Talentos e da entrega de kits de ferramentas e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), neste mês outubro. Durante o evento, os alunos compartilharam experiências pessoais que marcaram suas vidas, como futebol, capoeira e fotografia.

O Projeto Alvorada, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), é uma iniciativa voltada para promover a inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional e de suas famílias. O projeto oferece cursos profissionalizantes de oito meses. Também são desenvolvidas competências socioemocionais, como ética, responsabilidade, trabalho em equipe e solidariedade. Segundo o coordenador administrativo do projeto, Ângelo Justino, o Programa incentiva a inserção no mundo do trabalho e o empreendedorismo por meio de oficinas, palestras e mentorias que fortalecem a autoconfiança e a visão de futuro dos participantes.

O curso oferece conhecimentos sólidos sobre instalações elétricas residenciais e prediais, normas de segurança, leitura e interpretação de projetos, além do uso de ferramentas e equipamentos específicos.  As atividades práticas são realizadas em ambientes simulados ou reais, que permitem aos alunos desenvolverem competências técnicas alinhadas às exigências do mercado de trabalho. 

Ângelo destacou a emoção presente na Mostra de Talentos. “A Mostra foi marcada por muita emoção, descontração e pelo sentimento que cada aluno traz consigo ao longo dessa jornada proporcionada pelo Projeto Alvorada, no âmbito do IFPB Campus Campina Grande”, disse. A entrega dos kits faz parte do planejamento e execução do Projeto, com um recurso específico destinado à aquisição e fornecimento dos kits para complementar as ações no Curso de Eletricista Residencial e Predial.

O Projeto contribui para a construção de trajetórias de vida dignas e autônomas, fortalecendo o protagonismo dos participantes e promovendo impactos positivos para toda a sociedade.

Texto: Ariely Costa, estagiária de JornalismoSupervisão e revisão: Clébio Melo, jornalista do IFPB Campina