Servidores do IFPB conquistam premiação em congresso nacional de propriedade intelectual

Apresentação IX Congresso Internacional do PROFNIT.

Trabalho foi escolhido como a melhor apresentação da sessão oral no evento realizado em Brasília

Os servidores do Campus Campina Grande, Júlio César Rolim e Katyusco Farias, tiveram o artigo “A dramaturgia como ferramenta de difusão da propriedade intelectual” aceito e apresentado no XV ProspeCT&I e no IX Congresso Internacional do PROFNIT, realizados na Universidade de Brasília (UnB). O trabalho recebeu o prêmio de melhor apresentação da sessão oral no dia 12 de agosto.

O ProspeCT&I e o Congresso Internacional do PROFNIT reúnem pesquisadores de todo o Brasil e do exterior para debater temas ligados à propriedade intelectual, transferência de tecnologia e inovação. Segundo Júlio César, a pesquisa surgiu da constatação de que todos os artistas, de diferentes linguagens como teatro, música, dança, literatura, trabalham direta ou indiretamente com direito autoral, seja por utilizarem obras de outros, seja por terem suas próprias criações utilizadas. No entanto, a hipótese levantada era de que muitos não dominam plenamente os conceitos que envolvem esse direito. “Nós fizemos uma pesquisa junto a artistas da Paraíba, respondendo a questionários para confirmar essa hipótese. Aí, nós confirmamos que há uma parte relevante da categoria que não tem o devido conhecimento sobre o tema”, explicou.

Diante desse cenário, os pesquisadores decidiram criar uma obra artística que funcionasse como recurso pedagógico para auxiliar os artistas na compreensão da propriedade intelectual. Assim nasceu o espetáculo teatral “Arte da Autoria", que traz quatro personagens — uma escritora, uma pintora, um músico e um diretor de teatro. A história da peça foi apresentar conceitos de direito autoral de forma didática. Para Júlio, a relevância do trabalho está em oferecer à classe artística e a outros agentes culturais uma maior familiarização com conceitos do direito autoral.

O artigo apresentado no Congresso é fruto do trabalho de conclusão de curso de Júlio César, desenvolvido durante seu mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), oferecido pelo IFPB – Campus Campina Grande.

Texto: Bianca Dantas, estagiária de JornalismoSupervisão e revisão: Clébio Melo, jornalista do IFPB Campina