Professores de Arte dos Institutos Federais movimentam Campus Campina Grande
IX Encontro de Professores de Arte dos Institutos Federais acontece até o dia 26 de outubro
O Campus Campina Grande do Instituto Federal da Paraíba foi palco nesta segunda-feira (12/09), da solenidade de abertura do IX Encontro de Professores de Arte dos Institutos Federais (EMPAIF). O evento reuniu docentes dos Institutos Federais de diversos campi do Brasil, consolidando o espaço como palco para debates, trocas de experiências e fortalecimento da atuação artística e pedagógica nos institutos federais, tendo como tema central as Encruzilhadas entre afetos (des)coloniais e processos poético-pedagógicos em Arte, tensionando os modos de ensinar, pesquisar e viver a Arte na Rede Federal.
De acordo com a Diretora da Associação Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais, Lilian Cordeiro, o encontro é mais do que um espaço de formação: é também um momento de resistência e afirmação do papel das artes. “Os encontros fortalecem a visibilidade da arte fazendo com que a comunidade compreenda a arte também como produção de conhecimento assim como é a matemática , a engenharia, a física, a mecânica e as engenharias. Eu espero durante estes dias uma grande efervescência cultural e que se amplie e dissemine a associação. O encontro é mais do que um espaço de formação: é também um momento de resistência e afirmação do papel das artes e sua troca de conhecimento”, afirmou.
A recepção aos docentes incluiu ainda uma feira solidária com artesanato paraibano, vestimentas e comidas regionais e tudo acompanhado de apresentações artístico-culturais de Zé do Pife de Campina Grande e show solo Seu Pereira e Módulo Lunar de João Pessoa– PB. Um momento marcante foi a homenagem póstuma ao ex-professor do IFPB, João Torquato.
A cerimônia de abertura aconteceu no auditório do campus e contou com a presença da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC),Maria José Batista, do Diretor de Cultura, Erivan Lopes Tomé Júnior , além da Diretora-Geral do campus, Ana Cristina, da Diretora Nacional da ANPAIF/IFRS Sertão, Lilian Cordeiro e do professor de artes do IFPB Campina Grande e responsável pelo evento, Alan Monteiro.
Os representantes destacaram a importância do evento como um espaço de articulação coletiva e valorização do ensino da arte nas instituições federais de ensino e do compartilhamento de experiências.
Para a professora do IFCE do Campus Limoeiro do Norte, Taise Mathias, destaca que o encontro é um espaço para que o estudante compreenda a importância da arte em seu curriculum. “Isso é uma vitrine para nossos alunos saberem o papel da arte. Essa convivência a gente também ver que consegue compartilhar nossos conhecimentos”, analisa a docente .
Já a Diretora-Geral do Campus Campina Grande celebrou a escolha da unidade como sede do encontro e reforçou o compromisso da instituição com a promoção da cultura e da arte. “É uma honra receber professoras e professores de tantos estados. Acreditamos que a arte é fundamental na formação integral dos nossos estudantes e eventos como este reforçam esse papel”, diz Ana Cristina.
A programação do EMPAIF segue ao longo da semana com mesas-redondas, oficinas, apresentações artísticas, comunicações orais e grupos de trabalho que abordarão temáticas do ensino de arte, extensão em arte, formação em arte, pesquisa de arte entre outras linguagens artísticas e práticas pedagógicas.
O IX EMPAIF reafirma seu papel como espaço democrático e plural de diálogo entre educadores e educadoras da área de Arte, promovendo a reflexão crítica sobre os desafios e perspectivas nos institutos federais. O encerramento do primeiro dia foi com lançamentos de 06 livros de professores de vários institutos.



