Evento no campus CG destaca a importância das Ciências Humanas
Programação do “Dialogando as Humanidades” teve duração de 3 dias
Nos dias 08, 09 e 13 de Setembro, o IFPB Campus Campina Grande, realizou o evento “Dialogando com as Humanidades” com diversas atividades que buscam a reflexão sobre as ciências humanas. Neste ano, o evento teve como tema “As Humanidades na Educação Tecnológica”, propondo um diálogo entre as áreas humanas e a tecnologia com todos os cursos do campus, sejam eles técnicos, superiores ou de ensino médio integrado.
A programação foi diversificada e contou com rodas de conversa, apresentações culturais e mesas de debate. Um dos momentos marcantes foi a entrega de certificados aos alunos participantes das Olimpíadas de História e Geografia. A estudante Mirian Buriti, do 2º A ano do curso técnico integrado em Química, atuou como monitora no projeto. Segundo ela, além de conhecer novas pessoas e auxiliar na organização do evento, teve a oportunidade de ampliar seus conhecimentos na área das humanidades por meio das palestras e minicursos. “Eu ganhei muito conhecimento nas áreas das humanidades, participando das palestras e minicursos”, disse.
O professor Marcílio Diniz atuou na organização do projeto e explica que, quando o evento surgiu, em 2015, havia a necessidade de estabelecer um espaço dedicado à discussão do papel das disciplinas das Ciências Humanas dentro do Campus. “A conversa girava em torno da necessidade de ter um evento para fomentar a pesquisa, fomentar a discussão e mesmo a reflexão sobre qual é o papel das disciplinas como filosofia, sociologia, geografia, história, nos cursos integrados e também dos cursos superiores, não só do campus, mas do IFPB como um todo”, explica. Ainda segundo ele, a expectativa da organização é que as atividades tenham despertado reflexões sobre temas essenciais na atualidade.
Mais do que um evento acadêmico, o Dialogando com as Humanidades se consolida como um espaço de escuta, troca de ideias e valorização das Ciências Humanas, convidando toda a comunidade acadêmica a refletir sobre quem somos, como nos relacionamos e que mundo estamos ajudando a construir.
Texto: Ariely Costa, estagiária de Jornalismo Supervisão e revisão: Clébio Melo, jornalista do IFPB

