Estudantes do campus se destacam em finais nacionais de competições

Orgulho IF Olimpiadas!

Alunos do IFPB-CG avançam às fases finais da ONHB e da OBT, representando a Paraíba com projetos históricos e tecnológicos de destaque nacional.

O Instituto Federal da Paraíba campus Campina Grande é destaque ao alcançar a fase final de duas importantes competições estudantis: a 17ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e a 4ª Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT). Os eventos, que envolvem milhares de estudantes de todo o país, promovem o conhecimento histórico e científico por meio de experiências educacionais desafiadoras e colaborativas.

Na ONHB, que teve início em 5 de maio com o tema “Informação: produção, circulação, limites e possibilidades”, o IFPB-CG se destacou entre as mais de 1.838 equipes inscritas na Paraíba. O campus teve 86 equipes participantes, sendo que uma delas, a “Monges Copistas”, conquistou uma vaga na etapa final da competição. O grupo é formado pelos estudantes Samuel Guedes e Arthur de Sousa, do 3º ano A de Informática, e Luís Otávio, do 3º ano B de Edificações.

A equipe é a única representante do IFPB entre as oito classificadas do estado para a final. Para os estudantes, o percurso foi desafiador, especialmente em meio à rotina de estudos para o Enem. “Cada fase da prova era mais empolgante que a anterior: as aulas com o professor Glayds, as pesquisas, as dúvidas e as escolhas que tivemos que fazer. Tudo isso foi único e inesquecível. No sábado, dia 21, quando saiu o resultado, sentimos que tudo valeu a pena”, comentou Luís Otávio.

De acordo com o professor e orientador Glayds Veiga, mobilizar 86 equipes foi um grande desafio. Ao todo, 258 alunos do campus participaram das etapas da ONHB. O trabalho foi fortalecido pelo Comitê Olímpico do Campus, responsável pela divulgação da competição nas salas de aula, e pelo apoio dos alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de História da Universidade Federal da Paraíba (UFCG), que atuaram como monitores auxiliando nas discussões, resolução de questões e produção de materiais.

Além do desempenho na ONHB, o IFPB-CG também se destaca na 4ª Olimpíada Brasileira de Tecnologia, que terá sua fase final realizada de 14 a 19 de julho, em São José dos Campos (SP). Seis alunos do campus representarão a instituição na competição, que busca fomentar a educação de alta performance e com impacto social, através do desenvolvimento de projetos tecnológicos voltados para jovens talentos.

Para a aluna Dáfne Luna, do 2º ano A de Edificações, a experiência foi marcante. “Foi muito legal, principalmente pelo trabalho em equipe para colocar o projeto em prática”, disse. A equipe, composta por seis alunos, dividiu-se nas tarefas das duas fases da olimpíada. Na segunda fase, desenvolveram o protótipo de um aplicativo voltado à resolução de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O bom desempenho garantiu ao grupo uma Menção Honrosa e a convocação para o Desafio App, etapa em que deverão criar um aplicativo funcional na plataforma MIT App Inventor e apresentá-lo presencialmente na Escola Avançada de Tecnologia (EAT), em São José dos Campos.

A Olimpíada Brasileira de Tecnologia promove a interação entre estudantes de instituições públicas e privadas de ensino, estimulando a troca de experiências e o aprendizado colaborativo.

Texto: Ariely Costa, estagiária de JornalismoRevisão: Clébio Melo, jornalista do IFPB Campina