Em setembro, IFPB Campina Grande promove o lançamento do livro “Dialogando com as Humanidades”
A obra reúne uma coletânea de reflexões sobre ciência, diversidade e democracia na educação pública
Será lançado na primeira semana de setembro, o livro Dialogando com as Humanidades: Educação e Formação Integral no IFPB, Campus Campina Grande. A publicação é organizada pelo professor e sociólogo Marcelo da Silva Araújo, e reúne uma coletânea de estudos e experiências pedagógicas desenvolvidas no contexto do ensino médio e técnico integrado, da formação profissional e da prática docente no Instituto Federal da Paraíba.
Fruto das discussões promovidas na edição de 2023 do evento Dialogando com as Humanidades, a obra reafirma o compromisso da instituição com uma educação crítica, democrática e plural, abordando a interseção entre Ciência, Diversidade e Democracia – três pilares fundamentais para pensar os desafios contemporâneos da educação pública.
Com nove capítulos assinados por professores e estudantes do campus, os artigos abordam desde a economia solidária até o uso de tecnologias como o ChatGPT no acesso à justiça, passando por análises sobre o Novo Ensino Médio, inclusão de pessoas com deficiência visual, presença da sociologia ambiental nos livros didáticos e reflexões antropológicas sobre a memória e o esquecimento de figuras históricas. “O livro é uma celebração da pluralidade de vozes e saberes no campo da educação. Ele busca inspirar educadores, pesquisadores, estudantes e gestores a se engajarem numa procura contínua por uma educação mais inclusiva, crítica e transformadora”, afirma o organizador da obra, professor Marcelo Araújo.
A publicação, editada pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), também busca inspirar outras instituições e projetos a promoverem espaços de escuta e reflexão sobre os rumos da formação educacional no século XXI. O lançamento será um dos destaques deste evento, que já se tornou uma tradição no calendário acadêmico do IFPB Campina Grande.
Texto: Maria Eduarda Batista, estagiária de JornalismoSupervisão e revisão: Clébio Melo, jornalista do IFPB Campina

