O IFPB – Campus Cajazeiras oferece atendimento psicossocial para toda comunidade acadêmica.
O NAPS – Núcleo de Acompanhamento Psicossocial conta hoje com oito componentes entre psicólogos parceiros e servidores
O IFPB - Campus Cajazeiras, por meio do seu Núcleo de Acompanhamento Psicossocial (NAPS), oferece atendimento para toda a comunidade acadêmica. O NAPS foi criado em 2023 no IFPB – Campus Cajazeiras com os seguintes objetivos: Promover a atenção e cuidado com a saúde mental dos estudantes e comunidade escolar; informar e sensibilizar a comunidade escolar quanto à importância de cuidados referentes à saúde mental; combater qualquer ação que possa prejudicar a saúde mental dos estudantes tais como discriminação, bullyng, entre outros e promover a integração da comunidade escolar com a rede de atenção psicossocial externa.
Para a Coordenadora do Núcleo, Valdemônica Paulo Medeiros, “não existe um momento propício para se buscar ajuda em qualquer um destes núcleos, desde que o aluno ou servidor sinta esta necessidade, ou seja, o primeiro passa quando se trata de saúde mental e acompanhamento psicossocial é procurar ajuda deixando claro para o aluno ou servidor que ele não está só no seu problema.”
Sobre os trabalhos que vêm sendo realizados pelo NAPS, Valdemônica destaca:
- Mutirões de escuta psicológica em parceria com a faculdade Santa Maria;
- Trabalhos de psicoeducação nas salas de aula que envolvem, trabalhos de conscientização em relação a práticas discriminatórias como, bullyng;
- Trabalhos educativos que envolvem outros temas tais como os meses coloridos puxando a temática da saúde mental para uma visão mais holística do tema;
- Trabalho com a UFCG sobre ISTs trazendo informações e testes rápidos para a comunidade acadêmica destacando assim a necessidade de uma visão mais ampla sobre a saúde dentro do contexto psicossocial;
- Projeto de contoterapia articulado pela coordenadora pedagógica Claudenice Mendes. Segundo Claudenice “a contoterapia é uma prática terapêutica que utiliza contos simbólicos, histórias e narrativas como meios de expressão e elaboração emocional. Fundamentada em perspectivas da Psicologia Analítica, a contoterapia reconhece que as histórias, quando narradas e escutadas com intencionalidade, permitem acessar emoções profundas, favorecer a autoconsciência e apoiar processos de ressignificação de experiências pessoais.
Para a Psicóloga Raquel Fonseca “a presença do psicólogo dentro das instituições representa um avanço significativo na compreensão de que o processo educativo ultrapassa o simples repasse de conteúdos ou orientações formais. A instituição é um espaço de convivência humana, onde se constroem vínculos, enfrentam-se conflitos, circulam afetos e se desenvolvem identidades. Nesse cenário, o psicólogo se torna essencial para contribuir com relações mais saudáveis, mediar situações complexas e fortalecer os processos que constituem o cotidiano institucional.
Segundo o Psicólogo João Kenedy Fernandes “mais do que atuar em demandas individuais, a Psicologia nas instituições busca compreender o contexto, analisar dinâmicas coletivas e identificar fatores que influenciam o desenvolvimento sociomocional dos sujeitos. O psicólogo colabora na criação de estratégias de acolhimento, diálogo e inclusão, atuando junto a equipes, coordenação, famílias e demais setores. Sua intervenção não se limita ao indivíduo em sofrimento, mas alcança todo o corpo institucional, promovendo ações de prevenção, fortalecimento de vínculos e promoção da saúde mental.
A presença de uma equipe interdisciplinar dentro do contexto em uma instituição de ensino como o IFPB Campus – Cajazeiras não é algo secundário, mas uma necessidade real diante dos desafios emocionais, relacionais e humanos que emergem diariamente. A atuação destes profissionais amplia a capacidade institucional de formar tanto para o saber técnico, quanto para a vida contribuindo assim, para que o ambiente educativo seja realmente um espaço de desenvolvimento integral, sensível e transformador.
O serviço está disponível para toda a comunidade escolar (alunos, servidores e terceirizados) nas terças feiras manhã e noite e demais dias os alunos e servidores podem se dirigir aos setores de atendimento ao educando tais como NASMO, CAEST, CLAE, COPED. Nestes setores a comunidade acadêmica será atendida de acordo com o sistema A E I O U: Acolher, escutar, informar orientar e unir para devidos encaminhamentos de acordo com a necessidade do aluno ou servidor que busca tal serviço.

