Encerramento da XXII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aconteceu nesta sexta-feira

Palestra de encerramento.jpg

Evento aconteceu de 19 a 24 de outubro e contou com diversas atividades e a presença de alunos, professores e servidores

Nesta sexta-feira (24) ocorreu o encerramento da XXII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2025) do IFPB Campus Cajazeiras. O evento contou com a palestra de encerramento intitulada “Pequenas ações, grandes impactos: a coleta seletiva residencial e o papel dos catadores de resíduos”, ministrada pelo Prof. Dr. Francisco A. F. Marques Júnior, da UFCG.

O evento, que aconteceu entre os dias 19 e 24 de outubro, teve como público-alvo estudantes não apenas do IFPB como também da rede pública e privada de ensino de Cajazeiras e Região, contando  com diversas atividades entre exposições de projetos de pesquisa e extensão, palestras e mesas-redondas, apresentações culturais, feira de ciências e ilhas matemáticas, feira de economia solidária, minicursos e oficinas, competições intercursos e gincanas. 

Segundo o Coordenador de Extensão do Campus, Diego Dantas, o evento por meio de sua temática é importante por “despertar a atenção da população sobre questões ambientais, sobretudo a poluição, estimulando que todos façam sua parte por meio de pequenos atos de educação ambiental. O evento se destaca ainda por socializar saberes compartilhando ações das áreas de ensino, pesquisa, extensão e cultura realizadas pelo Campus para a comunidade interna bem como sociedade em geral.”

Para William Santos, também presidente da comissão organizadora, do evento “a XXII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2025) foi importante para destacar o Campus Cajazeiras no Cenário Nacional pois das 204 propostas submetidas o IFPB – Campus Cajazeiras conquistou a 19ª posição o que nos deu direito a contar com o fomento do CNPQ para a realização do evento. Fomos, portanto, a primeira equipe a conseguir trazer esse tipo de fomento para o Campus. Esse apoio do CNPq auxiliou não apenas na execução do evento, mas também na aquisição de materiais de custeio para os laboratórios envolvidos na feira de ciências.”

Segundo o presidente da comissão do evento, Prof. Teobaldo Souza Junior, Além da importância do financiamento pioneiro do evento pela CNPQ é importante destacar que “por meio da temática macro do evento foi possível compreender de forma pontual que o lixo que se acumula no solo tem impactos em localidades distantes, como é o caso do alto sertão da Paraíba. Então trabalhamos muito a questão da cultura da reciclagem e reutilização de materiais com o intuito de incutir nas pessoas esse conhecimento a respeito de como o ciclo desses resíduos sólidos podem impactar o solo em locais muito distantes de onde os mesmos são descartados.