NExLABEM participa do X Encontro Cajazeirense de Matemática

X ECMAT - Cajazeiras 1.jpg

Ilhas pedagógicas para aprendizagem de matemática transformaram o X ECMAT em um grande laboratório a céu aberto

O Núcleo de Extensão do Laboratório de Ensino de Matemática (NExLABEM), por meio do Projeto de Extensão Desenvolvendo o raciocínio lógico dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental II, organizou as Ilhas Pedagógicas durante o X Encontro Cajazeirense de Matemática (ECMAT), realizado de 17 a 20 de setembro pelos campi Cajazeiras do IFPB e da UFCG.

O projeto é coordenado pelo professor Geraldo Herbetet de Lacerda e conta com a atuação da equipe formada por Vitor Manoel Pereira da Silva (bolsista), João Victor Bandeira e Samanta Rocha (voluntários), Maria Elisabete Pereira de Lacerda (psicopedagoga e parceira social), além dos professores Anderson Gonçalves (CAIC), Ayra Jimena (Escola Costa e Silva) e docentes voluntários do IFPB.

As Ilhas Pedagógicas para Aprendizagem Matemática foram montadas na entrada do Campus Cajazeiras e transformaram o X ECMAT em um grande laboratório a céu aberto. Entre jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e desafios de estratégia, estudantes do IFPB – Campus Cajazeiras e das escolas municipais vivenciaram a matemática como ação, investigação e cooperação, desconstruindo a ideia de que a disciplina é inacessível ou restrita a poucos.

Segundo a organização, cada jogada estimulou atenção, planejamento, argumentação e resolução de problemas — e, de quebra, ajudou a derrubar o mito de que “matemática é difícil e inatingível”. A experiência reforçou que, juntos, aprendemos, brincamos e pensamos.

A iniciativa só foi possível graças às escolas parceiras, professoras(es), monitoras(es) e à comunidade, cuja participação tornou essa vivência única e transformadora.

DGCOM – Com informações do Campus Cajazeiras