Campus Cajazeiras realiza certificação de turma do Mulheres Mil
37 alunas concluem curso de Manicure e Pedicure
O Campus Cajazeiras do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) finalizou com êxito o curso de Manicure e Pedicure promovido pelo Programa Mulheres Mil. Após quatro meses de qualificação profissional, das 43 alunas matriculadas, 37 concluíram o curso com êxito.
Mais que qualificação, a iniciativa representa uma oportunidade real de mudança de vida. São 37 mulheres preparadas para atuar no mercado, com autonomia e dignidade profissional.
A realização do curso contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), e da Coordenadora do Mulheres Mil no campus, pedagoga Vanda Lúcia, além da Gestão do IFPB Cajazeiras representada pelo Diretor Geral, Abinadabe Andrade; os diretores de Desenvolvimento de Ensino, Francisco Augusto; e de Planejamento e Finanças, Rafael Lopes. A ação teve ainda parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e o Centro de Referência de Apoio à Mulher (CRAM). A Secretária Léa Silva, a Secretária Adjunta Beatriz Gambarra e a Psicóloga Vilma Oliveira contribuíram no processo de inscrição, no apoio logístico e nas palestras com enfoque profissional e socioemocional.
A solenidade de conclusão reuniu a equipe gestora do campus, incluindo a Direção de Ensino, as Coordenações Pedagógica e da Unidade de Informática, além de docentes do curso, o representante da Proexc, Alexsandro Ribeiro de Melo, e o coordenador de Extensão, Diego Nogueira. Representando a Secretaria de Políticas para Mulheres, estava a psicóloga Vilma Oliveira. Os discursos reforçaram a importância da continuidade na formação das alunas e a aplicação dos conhecimentos adquiridos no mundo do trabalho.
Para as formandas, a cerimônia foi a celebração de uma trajetória de superação. “Esse curso foi diferente. Tivemos aulas práticas e também conteúdos como Português, Matemática, Empreendedorismo, Informática e Oratória, que contribuíram muito para meu crescimento. Quero continuar estudando”, afirmou Maria Vandeilza dos Santos Silva, uma das concluintes.
De acordo com o diretor Abinadabe, o encerramento representa mais um passo na missão do IFPB, por meio do Programa que oferece educação, inclusão e cidadania a mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Para a coordenadora Vanda Lúcia, o momento foi de concretização de um ciclo de aprendizagem e de comemorar as habilidades que as mulheres desenvolveram não só do ponto de vista técnico, mas também competências empreendedoras e de relacionamento para o mundo do trabalho. "A certificação é só um documento, mas não é a finalização do processo de construção da formação delas. Mas, ao mesmo tempo empodera, com autonomia financeira", ressaltou.
Edição: DGCOM do IFPB


