Pesquisa sobre ilhas de calor urbano em Cajazeiras é apresentada em evento

Iriany IFPB cajazeiras.jpeg

Aluna do ensino médio integrado ao técnico participou do Simpósio de Geotecnologias do Nordeste

Uma pesquisa do Campus Cajazeiras do IFPB pode trazer contribuições para o planejamento urbano na região. Esta é uma das expectativas da equipe do projeto de pesquisa “Detecção remota de ilhas de calor urbanas superficiais em Cajazeiras-PB”, aprovada no Edital 01/2020 Interconecta IFPB. Os resultados preliminares da pesquisa foram apresentados no III GISDAY & I Simpósio de Geotecnologias do Nordeste: “Planejando Cidades e Mitigando Riscos”.

A estudante Maria Iriany Braga Martins, do curso técnico de Informática, Integrado ao Ensino Médio, foi quem apresentou o trabalho no evento, que ocorreu de modo remoto, devido a pandemia de covid-19. Além de Iriany, a equipe do projeto é formada pelos docentes Telma Lucia Bezerra Alves Aires (coordenadora), Teobaldo Gabriel de Souza Junior (orientador), Jacinta Ferreira dos Santos Rodrigues (colaboradora) e pelo estudante João Victor Rocha de Souza (bolsista). Iriany e João Victor cursam o terceiro ano de Informática no IFPB Cajazeiras.

A apresentação do artigo no evento foi feita de forma oral, via Google Meet. O evento é organizado pela MapGeo Jr - Mapeamentos e Soluções Geográficas, Empresa Júnior do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco. Além de apresentações de trabalho, mesas-redondas e palestra também ocorreram no evento, durante o período de 18 a 20 de novembro.

O estudo do IFPB teve como objetivo a análise da temperatura da superfície terrestre (TST) e o comportamento do Normalized Difference Vegetation Index (NDVI) na área urbana de Cajazeiras-PB e seu entorno, utilizando técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento. Para os autores, o monitoramento das variáveis estudadas pode auxiliar no processo de tomada de decisão e planejamento urbano da cidade.

Segundo os resultados, as técnicas de sensoriamento se mostraram muito úteis para o estudo das temperaturas de superfícies nas áreas urbanas, sobretudo, pela abrangência espacial. Para a cidade de Cajazeiras, foi possível identificar temperaturas mais elevadas no espaço intraurbano, com picos superiores a 32°C. Por outro lado, o entorno, com presença de vegetação identificada pelo NDVI, apresentou temperaturas abaixo de 26°C, para as condições instantâneas da imagem analisada.

 “As dicas e ajuda da professora Thelma e do professor Teobaldo me ajudaram a ficar mais segura e preparada para a apresentação. Gostei bastante da experiência, já foi uma preparação para apresentações futuras e foi muito interessante assistir outras apresentações no campo da geografia”, comentou Iriany, avaliando sua primeira apresentação acadêmica.