Campus Cajazeiras inicia XI Semana de Educação, Ciência e Tecnologia

Ciência e tecnologia Cajazeiras.jpg

O professor da UFCG Antônio Marcus Nogueira proferiu uma palestra sobre Inteligência Artificial

A XI Semana da Educação, Ciência e Tecnologia do Campus Cajazeiras iniciou suas atividades nesta terça-feira (24). O evento retoma o tema: “Ser tão tecnológico”. O trocadilho com a palavra sertão traz uma reflexão sobre a sociedade do sertão e a produção de saberes educativos e tecnológicos, buscando promover o compartilhamento de ideias, a socialização de produções científicas e tecnológicas e a realização de atividades acadêmicas estimulando uma espiral criativa e renovadora.

O evento será composto por palestras, apresentações artísticas e culturais e formação profissional com minicursos

abertos a toda comunidade. A palestra de abertura foi proferida pelo professor da UFCG, Antônio Marcus Nogueira, que atua nas áreas de máquinas elétricas, eletrônica de potência, acionamentos elétricos, biossensores, identificação de controle e sistemas embarcados em robótica. Na palestra “Inteligência Artificial – Controle de automação” o professor Antônio Marcos trata do assunto sob a perspectiva de uma pessoa formada em controle de automação.

Na abertura do encontro, o coordenador de extensão, Diego Nogueira, representando a coordenação do evento ressaltou que as pesquisas continuam em andamento na instituição durante a pandemia. Segundo ele, há em andamento no Campus Cajazeiras mais de 40 projetos de execução e 26 ações de extensão registradas atualmente.

Para o diretor de Ensino, Ricardo Job, o evento tem uma representatividade muito grande em relação aos resultados das pesquisas, das ações que são desenvolvidas. “Ela representa uma resposta a um momento de dificuldades, que demonstra que podemos ser melhor”, afirma o diretor.

A diretora-geral do Campus Cajazeiras, Lucrécia Petrucci, dirigindo-se a comunidade de educadores do Campus Cajazeiras registrou o empenho de tantos homens e mulheres que trabalham com educação. Esse compromisso firmado com tantos meninos e meninas que fazem parte da comunidade do Campus Cajazeiras.

*Iris Souto Maior - jornalista do IFPB/Reitoria