Alunos do 1º INTIN participam de aula de campo na Chapada do Araripe

WhatsApp Image 2019-11-11 at 13.10.00 (1).jpeg

Atividade interdisciplinar reuniu educação, lazer e aventura numa trilha com duração de 3h

Os alunos do primeiro ano do curso técnico em Informática do IFPB Campus Cajazeiras se orgulham da união da turma. E num dia de aula atípica promovida pelas professoras Eva Campos, SarahBelle Leite, Jacinta e pelo professor Demétrio Gamboa na Chapada do Araripe, região de Barbalha, no Ceará, eles puderam celebrar essa afinidade que é uma marca da turma.

Ansiosos para fazer a trilha na Chapada do Araripe e terem sua primeira aula de campo, muitos se surpreenderam com as belezas naturais da Chapada. A aluna Isabelly disse que “a experiência ficará marcada em sua memória. Para mim, foi um momento de conscientização porque não é todo dia que temos contato com a natureza e vimos de perto o quanto precisamos preservar o meio ambiente”. O aluno Gabriel disse que “o mais especial foi a possibilidade da turma se confraternizar. Eu aprendi e me diverti ao mesmo tempo”.

Ao adentrar a Chapada do Araripe numa trilha com duração de três horas, os alunos tiveram contato direto com uma variedade de formas de relevo e de classes de solos e vivenciaram a variação climática causada pela existência de redutos de mata atlântica e de cerrado em pleno domínio das caatingas. A Chapada se estende pelos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.

A professora de Biologia Sarahbelle disse que a atividade foi pensada de forma interdisciplinar para permitir que os alunos “pudessem ver a realidade em si, sentir e tatear elementos da natureza explicados em sala de aula e toda riqueza de fauna e flora que existe na região do Araripe. Nas últimas aulas eles aprenderam sobre os líquens (seres vivos complexos que só se estabelecem em ambientes com ar limpo). E muitos se surpreendiam ao vê-los tão de perto”, disse.

A aluna Mariana disse que sentiu na pele o peso dos impactos ambientais na região. “Fiquei triste ao saber da extinção do macaco guariba e da ameaça de extinção que sofre o pássaro soldadinho do Araripe. Foi um momento de muito aprendizado, agradeço a todos os professores”.

A professora de Língua Portuguesa Jacinta Rodrigues disse que a aula “foi uma atividade que envolveu senso crítico e habilidades de conteúdo. Um momento maravilhoso e desafiador. A turma aprendeu teoria e prática porque uma coisa é falarmos sobre água pura outra, é eles terem a experiência de beber água pura com as próprias mãos direto da fonte guaribas”.

Demétrio, professor de Sociologia, ressaltou o valor dos alunos terem essa dinâmica. “Em sala de aula ensino para eles a importância do desenvolvimento sustentável e o impacto do consumo na natureza. Ao conhecerem um ambiente como a Chapada, eles passam a valorizar a preservação ambiental e garantem às próximas gerações um meio ambiente saudável”.

A professora Eva, disse que mesmo lecionando Informática, é adepta de momentos de integração com a natureza como esses. “Não podemos limitar o pensamento de nossos alunos. Eles precisam saber que existe um caminho sustentável para o desenvolvimento tecnológico. Para mim, foi marcante usarmos esse momento para fortalecer os laços de afetividade da turma”.

*Por Clara Marinho - Jornalista do Campus