Visita interdisciplinar ao Lajedo do Pai Mateus
Alunos do Campus Cajazeiras participam de aula de Campo na cidade de Cabaceiras.
Os alunos do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática do IFPB/Campus Cajazeiras tiveram, nos últimos dias 06 e 07 de outubro, aulas diferentes de História, Geografia e Sociologia. Eles participaram de visita técnica ao Sítio Arqueológico Lajedo do Pai Mateus, localizado no município de Cabaceiras, Cariri paraibano. A aula de campo interdisciplinar foi coordenada pela professora de História, Valéria Santos, com apoio dos professores Teobaldo Gabriel, de Geografia e Maria José Alves, de Sociologia, além do Diretor de Ensino, Professor Gastão Coelho.
De acordo com a professora Valéria, a visita técnica começou a ser planejada durante as aulas expositivas sobre a Construção da História – com ênfase na origem do homem americano – a partir da Região do Cariri Velho no estado da Paraíba. “É relevante dizer que houve inquietação e desejo discente para compreender, alargando o conhecimento, um período da História da Pré-história tão distante deles, e, ao mesmo tempo, tão próximo, pois os sítios arqueológicos impregnados de inscrições rupestres, datadas de aproximadamente 6.000 anos, ficam a 360 km do IFPB/Cajazeiras”, afirmou a professora, acrescentando que a experiência possibilitou o encontro da teoria, aprendida em sala de aula, com a prática observação empírica.
Do ponto de vista da Geografia, segundo o professor Teobaldo, “foi feita a observação em campo das formações rochosas, levando à compreensão que devido ao baixo índice de chuva do Cariri paraibano, as rochas sofrem um desgaste natural ocasionado pela mudança brusca de temperatura, pois durante o dia é muito quente e à noite muito frio. Mostramos também a vegetação e o solo da caatinga”, contou.
Sociologicamente, os alunos puderam compreender o impacto da economia criativa para o município. Cabaceiras é hoje conhecida como “Roliúde Nordestina”, graças ao destaque que ganhou depois das gravações do filme o “Auto da Compadecida”.
Lidiane Maria – Jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.

