Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2023 > 07 > IFPB campus CG tem três equipes classificadas para final da 15ª edição da ONHB

IFPB campus CG tem três equipes classificadas para final da 15ª edição da ONHB

340 grupos de todo o país participam da grande final nos dias 26 e 27 de agosto em Campinas, São Paulo
por Clébio Melo publicado: 28/07/2023 13h26 última modificação: 01/08/2023 16h18
Foto: Felipe Bezerra IFPB é a única instituição pública de ensino da Paraíba com estudantes na final

IFPB é a única instituição pública de ensino da Paraíba com estudantes na final

O Instituto Federal da Paraíba - campus Campina Grande tem três equipes classificadas para a grande final da 15ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) que será realizada nos dias 26 e 27 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nesta edição, o IFPB teve oito grupos convocados, sendo outros três do campus João Pessoa e dois do campus Cabedelo.

Ao todo, a Paraíba tem 18 equipes selecionadas para a final, que terá 340 grupos de todos os estados do país. De acordo com a organização da olimpíada, esse ano, a competição teve um número recorde de inscritos, com 30,5 mil grupos. O IFPB é a única instituição pública do estado a estar na final da 15ª edição da ONHB.

Equipes do campus Campina Grande

Essa é a décima terceira vez consecutiva que o campus Campina Grande classifica grupos. “É muito importante estar mais uma vez na final, porque consolida o ensino de história dentro do campus, bem como traz uma resposta à sociedade sobre uma olimpíada na área de humanas. Isso nos ajuda a aperfeiçoar o ensino de história, despertando uma consciência crítica e cidadã nos nossos alunos”, comentou Glayds Veiga, professor da disciplina de história no campus Campina Grande e orientador das equipes na ONHB.

Nesta edição, a instituição iniciou a competição com 31 equipes e três chegaram a grande final. A "Napoleão da Boa Parte" é formada pelos estudantes do 3º ano de Informática: João Henrique Silva Lima, Bárbara dos Anjos Barbosa e Talita Alves da Silva. "O Último Ato" é composta pelos estudantes Kayke Henrique dos Santos Alves, Daniel Kenae de Oliveira Ponciano e Alyssa Victoria Matias dos Santos, 3º ano de Informática. E a "Paraibarte" é formada pelas discentes Alice Pereira de Castro e Figueirêdo, Ana Beatriz Costa Almeida e Ana Valentina Silva Lima, todas do 1º A de Edificações.

O estudante João Henrique Silva Lima, juntamente com a equipe, chega pelo segundo ano à final da olimpíada. “Tanto eu como minha equipe começamos a preparação em maio. Nós conseguimos êxito em todas as fases, o que fez com que a gente realizasse nosso sonho de chegar mais uma vez na final”, relatou o estudante. Valentina Lima, de 15 anos, está pela primeira vez participando da prova e falou sobre a experiência do ensino da disciplina na competição. “Posso definir a ONHB como uma experiência muito rica, até mesmo para pessoas que não gostam de história. Ela leva a pessoa a reflexão sobre o que é história geral brasileira. Não é só aquela coisa do livro de história, que está restrito só àquilo, ao que o professor fala em sala, não, muito pelo contrário. A história é construída por todos nós, não apenas pelas grandes pessoas que estão no poder. É uma experiência que vou guardar para o resto da minha vida”, finalizou.

A ONHB possui seis fases on-line, que foram realizadas entre maio e junho, com questões, além da História do Brasil, de  assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades. A competição também faz parte do edital "Vagas Olímpicas" da Unicamp, na qual os participantes podem concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp, sem passar pelo vestibular.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande

Texto: Felipe Bezerra (estagiário)
Revisão e edição: Clébio Melo - jornalista do IFPB Campina