Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2023 > 07 > IFPB campus Campina Grande certifica última turma do programa Qualifica Mais Progredir

Noticia

IFPB campus Campina Grande certifica última turma do programa Qualifica Mais Progredir

A formação teve duração de três meses e concluíram, nesta última turma, 45 estudantes. Ao todo, foram 500 vagas ao longo de 2023
por Clébio Melo publicado: 11/07/2023 11h48 última modificação: 12/07/2023 16h27
Foto: Felipe Bezerra Solenidade aconteceu no auditório do IFPB campus Campina Grande

Solenidade aconteceu no auditório do IFPB campus Campina Grande

O Instituto Federal da Paraíba - campus Campina Grande, realizou, na noite da última sexta-feira (7), a certificação dos concluintes do curso de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI). A iniciativa faz parte do programa Qualifica Mais Progredir, desenvolvido entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania.

Visando a inclusão produtiva e a ampliação de renda do público beneficiário do Programa Bolsa Família, as inscrições aconteceram em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social com apoio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Na ocasião, concluíram o curso 45 estudantes de Campina Grande e de regiões circunvizinhas.

Durante a formação, que durou 3 meses com encontros de segunda a sexta-feira, os concluintes tiveram acesso a assuntos referentes à matemática financeira, legislação e disciplinas técnicas, como negociação, empreendedorismo, rotinas administrativas e mídias digitais. A formação foi concluída com a disciplina prática de Plano de Negócio, onde o aluno apresentou uma simulação de projeto de negócio ou uma adaptação do próprio empreendimento. “Os estudantes verificam toda a parte legal, fazem muitas simulações. Então, eles ficam capacitados a realmente abrir o seu microempreendimento, a sua empresa como microempreendedor individual e organizar todos os procedimentos: da parte teórica a prática de como abrir o seu negócio”,  explicou o Coordenador Adjunto do programa no campus Campina Grande, Evaldo Soares. 

Para a microempreendedora Penelope Roberta de Carvalho, de 18 anos, o curso contribuiu para uma administração mais eficaz do seu pequeno negócio. “O curso, para mim, foi muito bom, porque como eu já tenho um comércio, eu trabalho na área da estética, contribuiu para eu administrar o financeiro, saber separar tudo direitinho na compra de materiais, na organização. Ajudou na divulgação, no marketing, nas mídias sociais, que são um importante atrativo para chamar clientes”, pontuou a concluinte. 

De acordo com Evaldo Soares, essa será a última turma de Formação Inicial e Continuada no curso de Microempreendedor Individual (MEI) em Campina Grande. O programa ofertou, ao longo de 2023, 500 vagas distribuídas entre diferentes turmas e turnos com uma carga horária de 160 horas. Fazem parte da iniciativa, também, os campi João Pessoa e Santa Rita.


Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande

Texto: Felipe Bezerra (estagiário)
Revisão e edição: Clébio Melo - jornalista do IFPB Campina

registrado em: