Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2023 > 05 > Semana de Química está com inscrições abertas para minicursos e palestras

Noticia

Semana de Química está com inscrições abertas para minicursos e palestras

O evento acontece no período de 05 a 07 de junho, pela manhã e tarde
por Clébio Melo publicado: 29/05/2023 14h23 última modificação: 29/05/2023 14h23
Atividades são gratuitas e vagas ficam abertas até o preenchimento da oferta

Atividades são gratuitas e vagas ficam abertas até o preenchimento da oferta

O IFPB - campus Campina Grande promove, entre os dias 5 e 7 de junho, a Semana de Química, com o tema “Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade”. O evento conta com diversas atividades voltadas à comunidade acadêmica.  As inscrições nas palestras e minicursos são gratuitas, on-line e acontecem até o preenchimento das vagas. 

A programação deste ano aborda assuntos como produção e controle de fármacos, produção de saneantes, além de produção de cerveja artesanal e análise de água. O evento acontece juntamente com a Semana de Meio Ambiente (SEMA 2023) do campus e coincide com o mês no qual é comemorado o Dia do Químico. 

De acordo com o coordenador do curso de Química, Antônio Gadelha, toda a programação da Semana deve oferecer aos estudantes momentos para discutir assuntos nem sempre aprofundados em em sala de aula. “A comissão [organizadora] pensou em trazer para nosso discente conhecimentos, temáticas e ferramentas com as quais ele não tem contato durante a sua formação. Então, são conteúdos, são habilidades que não estão presentes nas disciplinas que o aluno cursa”, explicou Gadelha. 

Programação da Semana de Química

A abertura do evento acontece às 16h da próxima segunda-feira (05), no miniauditório, com a palestra “A Química presente na produção e controle de qualidade de fármacos”, com o palestrante José Germano Veras. A programação segue com o minicurso “Produção de Cerveja Artesanal”, ministrado pelo professor Andrey Oliveira, no Laboratório de Tecnologia de Alimentos. O minicurso ocorre na terça (06), das 07h às 11h, e na quarta-feira (07) das 8h às 12h. 

O Laboratório de Química Experimental recebe, no dia 06, o minicurso “Produção de saneantes”, com Antônio Gadelha. O momento acontece das 8h às 12h. Paralelamente, na sala 22 do bloco de aulas, será realizado o minicurso “Tratamento de superfícies metálicas - Aplicações na indústria (galvanização, pintura e eletrostática)”, com as palestrantes Katya Dias Neri e Márcia Cristina de Sousa. 

O evento segue no período da tarde com o minicurso “Análise de Combustíveis”, ministrado pela professora Clarice Oliveira da Rocha, das 14h às 18h, no LABFLUIDOS. A terça-feira será encerrada com a palestra “Metal organic framework (MOFs) e sua aplicação em biomateriais”, com a participação do professor Fellype Diorgennes Cordeiro (Miniauditório, das 16h às 18h).

A programação da quarta-feira (7) acontece das 8h às 12h com os minicursos  Análise de Água, com Edmilson Dantas da Silva Filho, no Laboratório de Química Experimental, e no Laboratório de Química Analítica, com o minicurso “Espectrofotometria e aplicações na determinação de parâmetros ambientais”, com o professor do campus Marcelo Rodrigues do Nascimento. 

O encerramento da Semana de Química de 2023 será com a palestra “Panorama do mercado de trabalho para o profissional da Química na Paraíba”, com Lúcia Raquel de Lima. O momento acontece das 13h às 15h, no Auditório. 


Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande

Texto: Felipe Bezerra (estagiário)
Revisão e edição: Clébio Melo - jornalista do IFPB Campina


registrado em: