Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2023 > 05 > IFPB CG faz eleição complementar para membros do Conselho Diretor

IFPB CG faz eleição complementar para membros do Conselho Diretor

Vagas são para a escolha de representantes de estudantes e de pais de alunos
por Clébio Melo publicado: 15/05/2023 17h26 última modificação: 15/05/2023 17h26
Seleção é para complementar mandato atual

O Conselho Diretor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) campus Campina Grande, tornou público, nesta segunda-feira (15), o processo eleitoral para escolha de representantes para compor o órgão em um mandato complementar referente ao biênio 2022/23. A eleição contempla vagas para as categorias de "Discentes" e de "Pais de alunos".

De acordo com o regulamento eleitoral, poderão se candidatar às vagas do Conselho Diretor os estudantes regularmente matriculados em qualquer um dos cursos formais do campus Campina Grande e que não estejam cursando o último ano letivo. Os interessados devem encaminhar pedido de inscrição para o e-mail conselhodiretor.cg@ifpb.edu.br, no período de 15 a 19 de maio de 2023.

Após o cumprimento dos prazos contidos no cronograma, a comissão eleitoral publicará lista oficial contendo os candidatos inscritos. A divulgação está prevista para o dia 24 de maio. A votação acontecerá no dia 30 de maio, no horário das 00h00min às 23h59min, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). O voto será secreto e o sigilo será garantido pelo sistema eletrônico, que não identifica em qual candidato o eleitor votou.

A apuração dos votos será realizada de forma automática, sendo eleito como titular o estudante que obtiver a maioria simples dos votos, não computados os brancos e os nulos. Os candidatos que obtiverem a segunda e terceira maior votação assumem como suplentes. O resultado final será divulgado no dia 02 de junho, após período para a interposição de recurso.

Vagas para pais de alunos

Para compor o segmento da comunidade externa do Conselho Diretor, será eleito um representante dos pais de estudantes do campus Campina Grande. Segundo a comissão eleitoral, o interessado deve, também, encaminhar a ficha de inscrição para o e-mail conselhodiretor.cg@ifpb.edu.br, no período de 15 a 19 de maio de 2023.

A escolha do nome se dará mediante sorteio, o qual será realizado em reunião no dia 23 de maio de 2023, às 15h, na sala de reuniões do campus. De acordo com regimento, será considerado eleito o primeiro sorteado. Logo após, a comissão eleitoral elaborará a lista com o nome escolhido e encaminhará, no prazo máximo de 48h (quarenta e oito horas), à diretora-geral do campus Campina Grande.

O Conselho Diretor é um órgão máximo colegiado, de caráter consultivo e deliberativo, com a finalidade de regulamentar a execução das normas aprovadas pelo Conselho Superior, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE e pelo Conselho de Planejamento, Administração e Finanças - COPAF. Aos interessados, é essencial a leitura dos respectivos editais com os regulamentos para as vagas disponíveis.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande

Texto: Felipe Bezerra (estagiário)
Revisão e edição: Clébio Melo - jornalista do IFPB Campina