Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2023 > 02 > Projeto de Extensão e Cultura do IFPB CG desenvolve site com destaque para o turismo

Lajedo do Marinho, em Boqueirão (PB), foi contemplado com o instrumento de divulgação
por Clébio Melo publicado: 28/02/2023 13h22 última modificação: 28/02/2023 14h58
Exibir carrossel de imagens Foto: José Gomes de Andrade Neto Distrito de Boqueirão (PB) tem potencial turístico como foco de projeto do IFPB

Distrito de Boqueirão (PB) tem potencial turístico como foco de projeto do IFPB

Com o objetivo de fomentar a cultura local e superar problemas sociais, econômicos, ambientais e culturais, alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB campus Campina Grande, desenvolveram um site juntamente com agentes sociais do Distrito do Marinho, em Boqueirão (PB), para a potencialização turístico-pedagógica do Lajedo do Marinho.

A iniciativa faz parte do Projeto de Extensão e Cultura "Do geossítio físico ao virtual - Criação de site para potencialização turístico-pedagógica no Lajedo do Marinho, em Boqueirão/PB", coordenado pelo professor Golbery de Oliveira Chagas. A localidade do Lajedo abriga um geossítio com riquezas naturais imateriais, como trilhas e formas rochosas conhecidas (Pedra da Coxinha, do Jacaré, do Cachorro), além de cemitério indígena e pinturas rupestres.

O projeto leva em consideração a política de inclusão social, cultural e artística do IFPB, conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e foi pensado para potencializar ações do turismo em geral, com destaque para o turismo pedagógico, a partir da parceria socioeducacional entre a associação local e o IFPB em Campina Grande.

Além da conclusão do site, o projeto encaminhou outras ações: registro das logomarcas do Lajedo do Marinho e da Crochêma (marca das Crocheteiras do Lajedo) no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); pedido de registro de propriedade intelectual de software à Coordenação de Propriedade Intelectual do IFPB; e submeteu artigo à Revista Práxis, com relato científico de resultados do projeto.

De acordo com o Diretor de Cultura de Boqueirão, Nadilson Vieira Valentim, a parceria com a instituição atendeu um dos maiores desejos da comunidade. “A parceria é de grande importância para o nosso Lajedo, uma vez que se cria uma ferramenta de divulgação, que era um dos grandes anseios nossos. Justamente divulgar para um público e, principalmente, um público mais local. A maioria dos nossos visitantes é de pessoas da capital e até de outros estados, mas tínhamos uma dificuldade em chegar até um público mais local”, pontuou.

A iniciativa foi, também, uma oportunidade para a comunidade acadêmica colocar os ensinamentos de sala de aula na prática, como afirma o vice-presidente da Associação das Crocheteiras e Condutores do Turístico do Lajedo do Marinho (ASSCCROM), Edriano Serafim de Araújo. “O IFPB trouxe o conhecimento acadêmico para a comunidade e isso passou a ser usufruído pelo povo. Essa parceria faz com que o IFPB implemente as suas ideias, que, na instituição, estão apenas na parte teórica e, aqui, eles têm colocado na prática em prol da comunidade”.

Participaram da formatação do site os discentes do Curso de Informática: Miguel Ryan, Jessé Chagas, Andrey Duarte, Pablo Matheus e Dayan Rodrigues e a estudante do Curso de Mineração, Eduarda Sales. Diante do êxito do Projeto, a equipe executora já se movimenta para submeter projeto de implementação de uma plataforma de e-commerce para a Crochêma e assim impulsionar visibilidade e renda dos arranjos produtivos do lugar.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande

Texto: Felipe Bezerra (estagiário)
Revisão e edição: Clébio Melo - jornalista do IFPB Campina