Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2023 > 01 > Conheça os serviços gratuitos em saúde ofertados à comunidade do campus

Conheça os serviços gratuitos em saúde ofertados à comunidade do campus

Para ter acesso, estudantes, servidores e funcionários terceirizados precisam fazer agendamento
por Clébio Melo publicado: 07/02/2023 13h56 última modificação: 08/02/2023 12h05
Exibir carrossel de imagens Foto: Ítalo Silva Equipamentos e material do consultório foram quase inteiramente renovados

Equipamentos e material do consultório foram quase inteiramente renovados

Os Institutos Federais, criados a partir de 2008, possuem estrutura diferente da maioria das escolas públicas que conhecemos. Além de serem ligados diretamente ao Ministério da Educação, ofertam cursos em modalidades variadas de cursos (médio, técnico, superior, pós-graduação, entre outras), possuem autonomia administrativa, inclusive, na gestão de orçamento, e ofertam serviços que vão além do ensino. No campus Campina Grande, que integra o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), um caso evidente são os atendimentos em saúde, que estão à disposição, sobretudo, dos estudantes regularmente matriculados na instituição.

O campus possui a Coordenação de Assistência à Saúde (CAS), que é o setor responsável pelas ações preventivas e pela garantia de atendimentos básicos aos discentes. A coordenação contempla uma equipe multidisciplinar, que conta com médicos, enfermeiros, odontólogo e nutricionista, todos os serviços ofertados de forma gratuita.

No que diz respeito ao serviço nutricional, a consulta é realizada mediante marcação de forma presencial pelo próprio aluno, na sala do CAS, conhecido como “Gabinete Médico”. O agendamento é realizado uma vez por semana, geralmente nas sextas-feiras, e o atendimento acontece na semana seguinte, de segunda a sexta, das 10h40 às 15h40, conforme disponibilidade do aluno. Os serviços ofertados são orientação nutricional e prescrição de dieta. "É um serviço essencial, pois, na adolescência, é a construção de hábitos saudáveis. Então, repasso o máximo de informações úteis. A gente sabe que, quando está com saúde, consegue estudar melhor, ter disciplina, foco e permite ter êxito no mercado de trabalho, na vida pessoal. Termina sendo um ganho para o aluno”, afirma Cynthia Morais, nutricionista do campus.

Os atendimentos odontológicos são outra opção ao dispor dos estudantes. Após um tempo interrompido devido a necessidade de realização de algumas adequações necessárias no consultório, o serviço retornou recentemente. O odontólogo Cristiano Moura, profissional responsável pelos atendimentos, diz que diversos são os serviços ofertados. “Promoção de saúde bucal, prevenção e atendimentos clínicos, que incluem restaurações, profilaxia, aplicação tópica de flúor e até algumas cirurgias.” Para os interessados, também é necessária a marcação prévia, que acontece toda segunda-feira, na sala do CAS. Os atendimentos são realizados de segunda a quarta, das 08h às 18h, conforme agendamento.

Já os serviços médicos e de enfermagem não dependem de marcação. Caso o estudante esteja indisposto ou apresentando alguma dor, por exemplo, pode recorrer aos serviços na sala do CAS, que funciona de segunda a sexta, das 07h às 22h. No atendimento, o discente, inicialmente, passará pela equipe de enfermagem para uma triagem e, se necessário, será encaminhado para uma das médicas da equipe. O setor é responsável por casos de baixa complexidade.

Compreendendo a necessidade de cuidados básicos relacionados à saúde, para o coordenador do CAS e enfermeiro, Luciano Pinheiro, os serviços ofertados são de extrema importância para os discentes. "Eles evitam a evasão escolar, já que temos alunos de forma integral. Oferecer esse suporte permite que o aluno não precise se deslocar a nenhum ambiente externo para ter uma assistência”, disse.

Para dúvidas, o setor atende pelo endereço de e-mail cas.cg@ifpb.edu.br .

O campus CG também possui psicólogos para atendimento aos estudantes, mas esses servidores ficam ligados à outra coordenação: a CAEST, de Assistência ao Estudante. Dependendo da urgência, os atendimentos podem acontecer sem agendamento. O contato com o setor, por e-mail, é através dos endereços caest.cg@ifpb.edu.br e naps.cg@ifpb.edu.br .

Quando a demanda permite, todos os serviços podem ser estendidos aos servidores e funcionários terceirizados. Nesse caso, a orientação é procurar informações diretamente com a CAS e a CAEST.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande

Texto: Ítalo Silva (estagiário)
Revisão e edição: Clébio Melo - jornalista do IFPB Campina