Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2022 > 12 > Coordenação da Biblioteca organiza exposição de livros restaurados

Noticia

Coordenação da Biblioteca organiza exposição de livros restaurados

Evento, que acontecerá entre 12 e 16/12, tem objetivo de conscientizar sobre a conservação das obras
por Clébio Melo publicado: 07/12/2022 13h20 última modificação: 07/12/2022 13h53
Exibir carrossel de imagens Foto: Gustavo Nogueira Servidores do  setor montam árvore de Natal com livros

Servidores do setor montam árvore de Natal com livros

Dois setores do IFPB Campina se uniram em benefício de uma causa nobre: conscientizar sobre a importância da preservação e conservação dos livros disponibilizados para a comunidade acadêmica. As coordenações da Biblioteca e de Segurança, Manutenção e Transporte do campus recuperaram 69 obras que estavam sem condições de uso. O resultado da ação será apresentado numa exposição neste mês de dezembro.

O evento acontecerá entre os dias 12 e 16, no hall de entrada da Biblioteca Poeta Zé da Luz. Os livros restaurados ficarão expostos ao lado de exemplares deteriorados. Segundo Gustavo Nogueira, coordenador do setor, há uma intenção a longo prazo para essa estratégia. "O objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância do correto manuseio e utilização das obras, a fim de que estas possam servir a futuras gerações. É importante destacar que o material danificado passa muito tempo indisponível enquanto está passando pelo processo de restauração, o que impede a utilização desses livros por todos que precisam", comentou.

A Coordenação de Segurança, Manutenção e Transporte, que cuida da Gráfica do campus, iniciou o trabalho de recuperação em 2020. Mas, de acordo com Antônio Claudio da Silveira Alves, coordenador, o embrião da ação é de dois anos antes. "Isso só foi possível devido a um projeto de extensão que desenvolvemos na Gráfica em 2018. Compramos equipamentos para restaurar livros das bibliotecas comunitárias. Trabalhamos como uma espécie de 'ambulatório' de livros", explicou.

Durante a exposição, mensagens de orientações ao bom manuseio dos livros serão distribuídas com a comunidade acadêmica. Atualmente, o setor conta com 2.974 títulos e 13.683 exemplares. "Destacamos ainda que o livro é patrimônio público e que é responsabilidade de todos o cuidado para que ele possa durar por mais tempo e servir melhor a comunidade", disse Gustavo, que ainda enfatizou o envolvimento de servidores e funcionários terceirizados na organização do evento. A coordenação da Biblioteca trabalha na expansão dos serviços para o início do próximo ano letivo.

Outra atração para visitar e registrar na Biblioteca Poeta Zé da Luz é a Árvore de Natal montada para este fim de ano. A obra de decoração natalina foi construída com cerca de 150 livros. 

Entre em contato com a Biblioteca do IFPB Campina:

E-mail: biblioteca.cg@ifpb.edu.br

Telefone: (83) 2102-6202

WhatsApp: clique aqui para abrir o chat.


Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande

registrado em: