Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2022 > 11 > Primeira Empresa Jr. do Campus CG atua em T.I. e streaming

Primeira Empresa Jr. do Campus CG atua em T.I. e streaming

Projeto foi iniciado como Escritório Modelo em 2020, no início da pandemia da covid-19
por Clébio Melo publicado: 17/11/2022 15h31 última modificação: 18/11/2022 10h22
Foto cedida por Lucas Difaria Primeira Empresa Júnior do IFPB já está em funcionamento

Primeira Empresa Júnior do IFPB já está em funcionamento

O campus Campina Grande do IFPB inaugurou, recentemente, a primeira Empresa Júnior (EJ) da instituição, em 16 anos de existência. A estrutura é formada e gerida por estudantes e atua com soluções inovadoras, sobretudo, para os artistas do campo da música. O lançamento da EJTECS (Empresa Júnior de Tecnologia da Informação e Streaming) foi em 21 de outubro.

O projeto foi iniciado em 2020, como Escritório Modelo. Lucas Difaria é ex-aluno de Telemática e cursa, atualmente, Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia Para a Inovação - PROFNIT. Ele é idealizador da Empresa, que adotou um nome fantasia. Lucas conta que defendeu a mudança para uma nova marca para dar uma cara mais jovem a o projeto. "A marca Lab Sound Distribution tem foco em registrar e distribuir fonogramas de música e programas de podcast em plataformas de Streaming, como Spotify, Deezer e iTunes, entre outras", explicou. O discente ocupa as funções de vice-presidente e supervisor.

A Empresa Júnior pioneira do campus, em pouco tempo em atividade, já se destaca: consolidou-se no Ecossistema de Inovação da Paraíba, sendo uma das propostas premiadas no 1º Hub de Inovação (SEBRAE/SENAI/IEL) e teve representante convidado para apresentação do projeto no Instituto Presbiteriano Mackenzie (SP), neste ano.

Iana Daya Cavalcante Facundo Passos, professora orientadora da Empresa, diz que tentou por três vezes implantar a EJ no campus. Só agora, conseguiu tirar a ideia do papel. "Nossa primeira Empresa Júnior nasceu de um sonho antigo meu de termos aqui no campus Campina Grande algo que despertasse em nossos alunos o interesse pelo Empreendedorismo Inovador. Com o passar do tempo, a ideia de Lucas ganhou corpo e se transformou na EJTECS, fazendo com que as disciplinas vistas em sala de aula possam ser aplicadas na prática pela EJ, aumentando assim os índices de inovação da nossa instituição", comentou a Iana.

Lab Sound Distribution é a primeira empresa com lugar garantido no novo prédio em construção do campus CG. Trata-se de um bloco para abrigar incubadoras de empresas. Segundo o ex-diretor-geral Albino Nunes, atual pró-reitor de Administração do IFPB, serão 12 salas e 6 laboratórios, numa estrutura de dois andares. A previsão de entrega é de pouco mais de um ano.

São membros da EJTECS:
Bianca Henrique - Presidente / Diretora
Lucas Difaria Figueiredo - Vice-presidente / Supervisor
Ana Beatriz de Araújo Faría - Diretora Financeira / Tesoureira
Maria Luiza Teixeira - Diretora de Projetos
Andreza Costa dos Santos - Diretora de Comunicação e Marketing
Elayne Regina Lima Silva - Diretora de Administração
Parceiros Sociais da EJTECS:
Luiz Eduardo Farias - Muda Mundo Produção e Distribuição Multimídia
Stefany de Souza - Papel Pensante Gestão Cultural e Publicitária