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Campus Campina Grande recebe visita de comissão da SETEC
Duas integrantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) visitaram, nesta quinta-feira (18), o IFPB campus Campina Grande. Elas vieram apresentar o projeto Rede Maker, já em execução em alguns campi do Instituto Federal da Paraíba, e ouvir relatos dos representantes dos laboratórios com sede nos campi do interior do estado. O encontro aconteceu durante dois turnos e contou com a participação de servidores das unidades de Campina Grande, Patos, Sousa, Picuí e Catolé do Rocha, além da Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Costa.
Pela manhã, o grupo se reuniu no miniauditório do campus CG e assistiu a uma palestra de Úrsula Gomes Rosa Maruyama, gerente de Projetos da Setec; e de Elizabete Ribeiro Sanches da Silva, assessora especial da gerência de projetos da pasta. Ambas explicaram a concepção do projeto Rede Maker, iniciado em 2019 para criação de Laboratórios de Prototipagem, e tiraram dúvidas sobre um levantamento nacional sobre os ambientes em atividade na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. "A ideia aqui é entender qual está sendo o foco maior dos laboratórios Marker na Rede", explicou Elizabete. A tarde ficou reservada para a exposição das ações dos laboratórios em funcionamento, atualmente, no IFPB.
De acordo com o Ministério da Educação, os laboratórios são equipados com impressoras 3D (pequeno, médio e grande porte); scanner 3D, caneta 3D, projeto multimídia, laptops, smart tv, máquina de corte vinil, kit lego e kit robótica/Arduino, kit de ferramentas, fresadora, lixadeira orbital, furadeira/parafusadeira, máquina CNC laser. A lógica é a do aprender fazendo.
As principais metas do projeto são iniciar um processo de indução para introdução de perspectivas baseadas em metodologias ativas, na educação tecnológica e na Agenda 2030, promover um ecossistema de inovação, atingindo 100% da Rede Federal de Educação EPCT até 2026. Para Úrsula, a estrutura auxilia no acesso, na permanência e no êxito nas instituições da Rede Federal. "No acesso, por exemplo, porque estimula a comunidade local. Quando eu faço uma parceria, quando eu trago para um workshop aquele aluno da rede municipal, isso estimula a adesão", disse.
Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande