Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2022 > 09 > Campus Campina Grande inaugura primeira rádio educativa da Rede Federal

Destaque

Campus Campina Grande inaugura primeira rádio educativa da Rede Federal

A inauguração trouxe uma programação especial com simpósio e participação dos músicos Priscilla Cler e Pedro e do cantor Capilé
por publicado: 24/09/2022 11h49 última modificação: 24/09/2022 12h06

O Campus Campina Grande do IFPB inaugurou nesta sexta-feira (23) a rádio 98,9, primeiro canal licenciado de concessão educativa da Rede Federal. O evento integra as comemorações dos 113 anos do IFPB. 

A solenidade oficial de inauguração da Rádio de concessão educativa do IFPB foi realizada no auditório do IFPB Campina e transmitida tanto pelo YouTube quanto pela emissora FM. Na oportunidade, o diretor-geral de Comunicação e Marketing do IFPB, Filipe Donner, falou sobre a trajetória de lutas para que este momento fosse possível, detalhando passo a passo, a tramitação do processo. O diretor agradeceu à toda equipe da DGCOM e do Campus Campina Grande, em especial à jornalista Patrícia Nogueira Carvalho Pinto que colaborou intensamente na elaboração da documentação exigida para a concessão da rádio. Clique aqui e assista a solenidade de inauguração.

O chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Gilbran Asfora, representando o prefeito Bruno Ferreira Lima, destacou a importância da rádio como um instrumento importantíssimo para a multiplicação de conhecimento com um alto nível de qualidade.

Para o diretor-geral do Campus Campina Grande, Albino Nunes, a instalação da rádio foi um grande desafio que foi concluído com êxito graças à colaboração de todos. Em sete meses, o IFPB Campus Campina Grande conseguiu comprar e instalar torre, antena e transmissor, além de providenciar a estrutura física para abrigar o estúdio, com recepção, estúdio principal, ambiente administrativo e de produção e estúdio auxiliar. 

O reitor, Nicácio Lopes, fez uma retrospectiva histórica da criação do IFPB, desde a sua criação em 1909, pelo presidente Nilo Peçanha, até os dias de hoje, destacando a composição multicampi e pluricurricular do IFPB. O reitor agradeceu o empenho do diretor de Comunicação Filipe Donner, ao diretor-geral do Campus Campina Grande Albino Nunes e a toda a equipe da Assessoria de Comunicação pelo empenho em colocar a rádio no ar em tempo recorde. “A rádio educativa 98,9 será um grande indutor de difusão e transmissão do conhecimento para Campina Grande, para a Paraíba e para o país. Os nossos estudantes ganharam um canal qualificado para a potencialização de conteúdos científicos e tecnológicos”, prevê o reitor. A Rádio 98,9 usará esta nomenclatura até que seja batizada formalmente, após um processo democrático de consulta à comunidade sobre o nome que a emissora terá. 

A cerimônia de inauguração, também, celebra os 100 anos de história do rádio no Brasil, cuja primeira transmissão aconteceu em 7 de setembro de 1922. Para tanto, a rádio abriu espaço na programação musical para um bate-papo, ao vivo, sobre a história do rádio em Campina Grande, com a participação do jornalista Júlio César Rolim, servidor do IFPB com a professora e especialista no assunto, Goretti Sampaio.

Em seguida, a programação contemplou um simpósio on-line sobre "Comunicação Pública no Rádio", transmitido pelo YouTube e pela nova emissora de Campina Grande em sinal aberto. Para abordar o assunto, foram convidados Jorge Antônio Menna Duarte, diretor da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), e Naná Garcez, diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação S.A., a EPC. Os trabalhos foram coordenados pelo jornalista e diretor-geral de Comunicação e Marketing do IFPB, Filipe Donner.  Assista aqui o Simpósio on-line

  Ao final da cerimônia oficial o público foi contemplado com uma apresentação dos músicos Priscilla Cler e Pedro Medeiros e, finalizando o dia festivo, o cantor Capilé fez um passeio por sua carreira, apresentando as músicas que embalaram Campina Grande ao longo dos anos, em um bate papo descontraído com o jornalista Júlio Cezar e o técnico em audiovisual Alan Leonardo Felix da Silva. O show exclusivo e ao vivo foi ao ar na rádio e no YouTube e está disponível aqui.

Texto - Iris Souto Maior - jornalista do IFPB

Foto - Jerusa Farias - Técnica em Tecnologia da Informação

registrado em: