Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2022 > 04 > Ana Cristina é eleita diretora-geral do IFPB campus Campina Grande

Ana Cristina é eleita diretora-geral do IFPB campus Campina Grande

Professora é a primeira mulher a ocupar o cargo no campus, em mais de 15 anos de história
por Clébio Melo publicado: 11/04/2022 15h28 última modificação: 18/04/2022 11h21

A Comissão Eleitoral Central (CEC) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), responsável pelo processo interno de consulta para gestores da instituição, divulgou o resultado final do pleito, em Campina Grande. Com uma média de 91,8% (docentes: 95,0%; técnicos: 89,2%; discentes: 91,2%) dos votos dos que compareceram ao pleito, Ana Cristina Alves de Oliveira Dantas, aos 39 anos, foi eleita para um mandato de quatro anos.

A votação aconteceu na última quarta-feira (06), de forma presencial. A Comissão Eleitoral Local (CEL) destinou quatro seções eleitorais: 1 para docentes, 1 para técnicos administrativos e 2 para estudantes. Foram doze horas de trabalho ininterruptos. A votação aconteceu em cédulas de papel e a apuração começou logo após o fechamento das urnas, às 20h. Como houve uma situação de voto em trânsito no campus, apenas a urna dos docentes foi apurada no dia seguinte, conforme orientação da CEC.

Ana Cristina é servidora desde 2010 e, antes de concorrer ao cargo, estava como diretora de Desenvolvimento do Ensino do campus. Ela já foi, inclusive, estudante do IFPB Campus João Pessoa, onde concluiu curso técnico integrado em Informática e a graduação em Telemática. Em seguida, fez mestrado e doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ana será a primeira mulher a gerir o campus Campina Grande do IFPB, em 14 anos de história. O mandato deve iniciar em outubro deste ano.

A diretora-geral eleita agradeceu o comparecimento da comunidade às seções, que aconteceu no mesmo dia do retorno 100% presencial das atividades letivas do campus. "Nós tivemos muitos alunos conhecendo o campus, após dois anos de ensino remoto", comentou. Segundo ela, o processo de transição deverá começar em breve. "Vai acontecer de forma natural e muito tranquila. Ao longo desses meses, nós vamos dialogar e traçar um planejamento", garantiu Ana.

Para o cargo de reitor do IFPB, a comunidade acadêmica do campus Campina votou assim:

Mary Roberta - 92,20% dos votos válidos;

Marcus Damião - 2,27% dos votos válidos;

Professor Dênis - 5,53dos votos válidos.

O presidente da Comissão Eleitoral Local, José de Araújo Pereira, enalteceu o trabalho dos colegas da comissão e de servidores e estudantes que trabalharam como mesários e presidentes de seções. "A escola brilhou, mostrou sua força. Isso só aconteceu pela disposição de pessoas comprometidas com a instituição. O IF saiu ganhando", disse.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande