Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2022 > 03 > Campina Grande vai ganhar uma emissora pública de rádio FM

Campina Grande vai ganhar uma emissora pública de rádio FM

98,9 FM é uma concessão educativa conquistada pelo Instituto Federal da Paraíba
por Clébio Melo publicado: 22/03/2022 11h29 última modificação: 22/03/2022 11h45
Exibir carrossel de imagens Foto: ASCom-CG Rádio de concessão do IFPB entrou em fase de testes

Rádio de concessão do IFPB entrou em fase de testes

O Instituto Federal da Paraíba - campus Campina Grande iniciou, no último sábado (19), a fase de testes da rádio 98,9 FM, emissora educativa pública que será inaugurada na cidade ainda no primeiro semestre deste ano. O novo veículo de comunicação recebeu autorização de funcionamento em setembro do ano passado. A partir dela, o campus CG iniciou a estruturação da emissora.

Em sete meses, o IFPB conseguiu comprar e instalar torre, antena e transmissor. A administração do campus também reservou a metade de uma célula (construção em formato de octógono) para abrigar a estrutura física, com recepção, estúdio principal, ambiente administrativo e de produção e estúdio auxiliar. Parte dos equipamentos necessários foi doado pela Diretoria-geral de Comunicação e Marketing do IFPB - DGCom, com sede na reitoria, em João Pessoa.

Um comitê gestor temporário foi constituído e trabalha na organização da rádio desde dezembro do ano passado. Ele é formado por docentes e técnicos administrativos, em parte, com formação acadêmica ou experiência profissional na área de comunicação. O grupo cuida de questões como o perfil da emissora, sua identidade visual e como será a gestão do canal. A minuta de um regimento está em construção e poderá contemplar um Conselho Curador para gerir o futuro conteúdo.

O comitê aprovou fases de implantação da emissora. Como prioridade atual, além da estruturação técnica e de pessoal, está o início da fase experimental sem programação definida para que a Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações possa visitar o campus e vistoriar toda a organização do veículo. Servidores ainda visitaram três emissoras de rádio educativa em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, pertencentes às Universidades Federais daqueles estados, com o objetivo de conhecer qual estrutura seria mais adequada à realidade do campus Campina.

A 98,9 FM passará pela fase experimental e de testes sem um nome próprio. Somente após a aprovação dos órgãos responsáveis é que o comitê discutirá, junto com a comunidade acadêmica do IFPB CG, qual será a nomenclatura oficial da rádio e iniciará a construção da grade de programação. O conteúdo deverá ser construído por meio de parcerias e respeitando as normas de radiodifusão educativa. Ainda não há data prevista para o lançamento oficial.

O sinal da rádio abrange Campina Grande e cidades da região, como Lagoa Seca, Massaranduba, Queimadas e Fagundes, entre outros municípios.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande