Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2022 > 01 > Ação de projeto de extensão fortalece agricultura familiar em CG

Noticia

Ação de projeto de extensão fortalece agricultura familiar em CG

Banco de Sementes Comunitário de Campina Grande recebeu doação de sementes
por Clébio Melo publicado: 26/01/2022 12h14 última modificação: 26/01/2022 12h15
Foto cedida pela coordenação do Projeto Projeto do Campus CG doa sementes a comunidade rural

Projeto do Campus CG doa sementes a comunidade rural

A comunidade do Assentamento Pequeno Richard, em Campina Grande, recebeu de um projeto de extensão do campus do IFPB na cidade 120 kg de sementes de milho pontinha para a constituição de um Banco de Sementes Comunitário. A entrega das chamadas "Sementes da Paixão" aconteceu no fim do ano passado, num evento que discutiu os alimentos transgênicos e a gestão dos bancos de sementes.

As atividades aconteceram na sede do Assentamento, localizada na Zona Rural do Distrito de Catolé de Boa Vista. Uma das preocupações do grupo de famílias agora é como multiplicar os grãos e garantir a segurança alimentar e nutricional dos que vivem na comunidade.

Nos bancos, as sementes são armazenadas em silos, garrafas pets ou em latões e são protegidas por "guardiões" e guardiãs". Há uma ligação muito forte com a história de vida das pessoas que vivem no entorno deles, com religiosidade e com a preservação das espécies crioulas, patrimônio genético da agricultura familiar. 

O projeto "Educação Ambiental em Tempos de pandemia: fortalecendo a segurança alimentar e nutricional no campo-cidade" é desenvolvido  em parceria com o Centro de Ação Cultural (CENTRAC), Organização Não-Governamental. Ele tem o objetivo de fortalecer as ações da agricultura familiar de conservação da biodiversidade, seus modos de vida sustentáveis e a convivência com o semiárido, apoiando a propagação e estocagem de sementes crioulas (milho)


Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande

registrado em: