Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2021 > 04 > Projeto de pesquisa quer criar software de gestão colaborativa para o Campus

Projeto de pesquisa quer criar software de gestão colaborativa para o Campus

Grupo responsável divulgou um questionário virtual para participação da comunidade acadêmica
por Clébio Melo publicado: 07/04/2021 11h29 última modificação: 07/04/2021 14h51
Ideia pode ajudar no levantamento das demandas principais da comunidade acadêmica

Um projeto de pesquisa que está em desenvolvimento no IFPB Campus Campina Grande quer coletar informações da comunidade acadêmica para a criação de um software (programa de computador) que pode ajudar na gestão colaborativa da instituição. A ideia é que esse sistema funcione como ponte entre as principais demandas de servidores e estudantes e a gestão do campus.

A proposta foi submetida e aprovada em edital da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) do IFPB. A etapa atual do trabalho do grupo responsável está na divulgação de um formulário eletrônico. "Estamos numa etapa que chamamos de 'levantamento de requisitos', na qual conversamos com possíveis usuários do sistema para entender melhor como eles acreditam que o sistema deveria ser e, a partir das ideias coletadas, passar a desenvolvê-lo", explica o coordenador do projeto, o professor David Candeia.

Essa ideia dialoga com o conceito de inteligência coletiva, que funciona com a colaboração dos conhecimentos de várias e diferentes pessoas para um propósito maior. A participação pelo questionário é voluntária e vai orientar a criação do sistema digital.

Outro aspecto promissor a ser considerado é que o sistema pode fornecer aos gestores um banco de dados rico para maior eficiência no uso do orçamento da unidade. "O uso de recursos públicos passa a ser realizado tendo como guia os olhares de diversos membros da comunidade acadêmica", justificou o grupo no texto de submissão do projeto. O projeto tem como estudante bolsista Laryssa Kellen Filgueira Milanez.

Com base nas respostas, a próxima etapa será a do desenvolvimento do protótipo do sistema de gestão colaborativa.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande