Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2020 > 11 > Única equipe paraibana medalhista na 12ª ONHB é do IFPB CG

Única equipe paraibana medalhista na 12ª ONHB é do IFPB CG

Medalha de bronze foi anunciada em cerimônia on-line da Olimpíada de História
por Clébio Melo publicado: 23/11/2020 13h00 última modificação: 23/11/2020 13h07
Foto: arquivo/pessoal Equipe medalhista foi uma das três finalistas do Campus na competição nacional

Equipe medalhista foi uma das três finalistas do Campus na competição nacional

A organização da 12ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) anunciou, neste domingo (22), numa cerimônia pelo YouTube, as equipes medalhistas da edição deste ano da competição nacional. Doze estados tiveram grupos medalhistas, entre eles, a Paraíba, que recebeu medalha de bronze com a equipe do IFPB Campus Campina Grande chamada "Os Polimerizados".

A equipe, formada pelos estudantes do curso técnico de Química, Cláudia Rayssa Gomes, Graziela Nogueira e Gabriel dos Santos Pereira, foi uma das três finalistas do Campus na ONHB. No total, foram entregues 40 medalhas de bronze. "A ONHB não trabalha com um ranqueamento, mas com um processo de qualificação", explicou o professor de história do Campus Campina, Glayds Veiga.

"Os Polimerizados", nome em referência às macromoléculas estudadas em química, foi a única equipe da Paraíba a receber medalha na 12ª edição. "Juntos, conseguimos esse resultado tão maravilhoso. Agradeço a minha equipe por tudo e por todos os amigos que nos ajudaram a chegar até aqui. Nossa gratidão ao IFPB-CG por nos trazer uma educação pública e de qualidade que nos faz alcançar resultados tão maravilhosos como esse. É uma honra poder representar a Paraíba e o IFPB-CG na ONHBB12", disse Graziela. Foram finalistas na 12ª ONHB, além da medalhista, as equipes Sujeitos de Sorte (curso técnico em Informática) e Memórias de Outrora (curso técnico em Informática), do IFPB CG, e uma outra equipe de uma escola particular de João Pessoa.

Segundo os organizadores da Olimpíada, o nordeste levou maior número de medalhas: do total de 90 distribuídas, 64 vieram para a região. Em 2020, o evento, Projeto da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), começou em setembro. “A ONHB é uma oportunidade para conhecer melhor a História do Brasil, para pensar criticamente sobre a nossa realidade. Somos solidários nestes tempos que estamos vivendo, não só por causa da pandemia. Quisemos acolher a todos e que os participantes tivessem a certeza que da nossa parte estávamos fazendo uma prova interessante para a formação e espírito crítico”, afirmou Cristina Meneguello, coordenadora da ONHB e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp.

Confira a cerimônia de premiação:

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande, com informações da organização da ONHB