Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2018 > 09 > Aula inaugural do mestrado no campus Campina ressalta a inovação

Aula inaugural do mestrado no campus Campina ressalta a inovação

Pesquisadores e estudantes de várias instituições prestigiaram o primeiro mestrado do campus em Propriedade Intelectual
por publicado: 03/09/2018 16h06 última modificação: 03/09/2018 16h06

A aula inaugural do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PRONIT) que ocorreu na quinta-feira, 30, no auditório do campus Campina Grande, polo do curso, reuniu docentes do mestrado, pesquisadores da UFPB, UEPB, UFCG, o reitor do IFPB, Cícero Nicácio, o diretor-geral do campus, José Albino e o coordenador do polo, Katiusco Farias, além dos 15 mestrandos.

O professor doutor da UFCG, José Nilton Silva, diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFCG, foi o palestrante da aula inaugural. A temática abordada pelo doutor foi o panorama contemporâneo da inovação e sua correlação com o PROFNIT. José Nilton apresentou por slides, todo o processo de criação de um produto novo até sua conclusão final.

“Nós muitas vezes produzimos a ciência e a deixamos presa, não transformamos em riqueza de fato para nosso país. O modelo que está sendo posto por este mestrado é desafiador, pois as pessoas que concluirão, terão a missão de maturá-la para a sociedade”, foi com essa expectativa que Katiusco deu as boas vindas aos mestrandos.

O IFPB é o primeiro em número de patentes entre os Institutos Federais. Neste sentido, o reitor Cícero Nicácio ressaltou o momento histórico para o campus Campina Grande com a chegada do seu primeiro curso stricto sensu.  “ Gostaria muito que minha agenda sempre fosse como essa, pois isso aqui se constitui na essência das nossas instituições. Não há nação no mundo que tenha se desenvolvido sem investir em inovação. Esse programa faz com que todos ganhem, a comunidade científica, as instituições, os estudantes e a sociedade”.

O PROFNIT é um programa de pós-graduação stricto sensu profissional, presente em todo território nacional. O curso tem como objetivo a formação de recursos humanos para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinadas por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, etc.