Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2018 > 06 > Humanização do ensino de matemática em debate

Humanização do ensino de matemática em debate

Palestra de abertura traz reflexão sobre a humanização do ensino em sala de aula. Evento se encerra nesta sexta-feira (15) com exposição de materiais didáticos
por publicado: 15/06/2018 11h32 última modificação: 15/06/2018 11h55

A visão de que a matemática é uma construção humana, foi tema na última quarta-feira, 13, da palestra de abertura da Semana de Licenciatura em Matemática ministrada pela professora da UFPB, Rogéria Gaudêncio. O evento reuniu um bom público entre estudantes e docentes da área interessados pelo assunto. A solenidade contou com a participação da Orquestra Rural Vó Maria da cidade de Areia- PB.

Para Gaudêncio fazer uma mudança de concepção do ensino da matemática e que o professor enxergue a área como uma ciência construída em uma perspectiva mais humana e humanizadora é um processo difícil, mas não impossível. “Não precisamos necessariamente fazer uma reviravolta para fazer um bom trabalho em sala de aula”, analisa a docente da UFPB.

Rogéria acredita que à medida que o docente pense na matemática como um conhecimento pronto, e cabe aos alunos apenas observar o que ele mostra, faz com que o aluno se distancie da matemática e tenha baixo desempenho na aprendizagem. “Essa postura não é consciente, o professor reproduz o modelo do qual ele é vítima desde sua formação inicial. Esse é um problema sério de nossas licenciaturas e que já foi diagnosticado”, explica.

Dentro da programação dessa sexta-feira, 13, último dia do evento, a Semana terá minicursos nas áreas do ensino, trigonometria, funções, matemática computacional entre outros. A comissão organizadora também preparou uma exposição no laboratório do curso com os materiais didáticos utilizados nas aulas.