Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2018 > 04 > Cuidado com os animais

Noticia

Cuidado com os animais

Campus Campina realiza dia de vacinação de cães e gatos que circulam dentro da instituição
por publicado: 19/04/2018 12h51 última modificação: 19/04/2018 12h51
IFPB Campina vacina cães e gatos

IFPB Campina vacina cães e gatos

O campus Campina Grande recebeu na tarde da última quarta-feira, 18, uma equipe do Centro de Zoonoses para a vacinação de cães  e gatos que circulam na instituição. A iniciativa partiu da Comissão Extraordinária de Gerenciamento de Animais do campus e da Direção-Geral. A comissão tem o objetivo de gerenciar e criar ações sistemáticas de cuidado, zelo e política de doação para  instituições  externas  ao  Instituto Federal .

Em reunião com os membros da comissão foi proposto, junto aos órgãos responsáveis por proteção de animais, a aquisição de coleiras para identificá-los. A equipe pretende realizar um trabalho de conscientização para que todos tenham zelo, humanidade e responsabilidade social. Outra luta que será travada é a  conscientização  também  no  sentido  de  que  a comunidade do entorno do campus não abandone animais na instituição sob pena de sanções legais.
O envolvimento da comunidade escolar é importante para que o trabalho tenha êxito. Neste sentido, a comissão pretende visitar as salas de aula e setores administrativos para conscientização sobre condutas de convivência pacífica com os animais.
Lei
A Constituição Federal, promulgada em 1988, em  seu  artigo  225, §1º,  VIII, reconhece  que  os  animais  são  dotados  de  sensibilidade,  impondo  a  sociedade  e  ao  Estado  o  dever  de respeitar a vida, a liberdade corporal e a integridade física desses seres, além de proibir expressamente as práticas  que  coloquem  em  risco  a  função  ecológica,  provoque  a  extinção  ou  submetam  à  crueldade qualquer animal. A  norma  constitucional  atribui  um  mínimo  de  direito  ao  animal,  ou  seja,  o  de  não  submeter  seres sencientes a tratamentos  cruéis, práticas que coloquem em risco a sua função ecológica ou ponham em risco a preservação de sua espécie, comando este assimilado pela Lei federal n. 9.605/98, ao criminalizar a conduta daqueles que abusam, maltratam, ferem ou mutilam animais em seu artigo 32.


registrado em: