Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2017 > 04 > Pesquisadores do IFPB ganham prêmio em Congresso de Alimentos

Pesquisadores do IFPB ganham prêmio em Congresso de Alimentos

Estudantes do campus Campina Grande defenderam trabalhos orais sobre a qualidade da água de poços artesianos de comunidades de CG
por publicado: 06/04/2017 11h22 última modificação: 11/04/2017 12h35

Dois trabalhos científicos de estudantes do Instituto Federal da Paraíba campus Campina Grande foram premiados no III Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição (CONAN), que aconteceu em Ouro Preto no período de 27 a 31 de março de 2017. Com o tema: "Alimentação: impactos na saúde e desafios para a indústria", os estudantes apresentaram um estudo sobre a qualidade físico-química de poços artesianos localizados no município de Soledade-PB. Os prêmios de 1º e 2º lugares foram na categoria Pôster Comentado na área de Ciência e Tecnologia do Alimento.

Com orientação dos docentes Edmilson Dantas, Francisco Gonzaga e Marco Túlio Duarte, os alunos Josenildo Silva, Thiago Fonseca, Ailton Braz, Robson Neto, Lucas Jhonata, Yvina Sousa e Sara Silva apresentaram no total, seis trabalhos, todos em relação ao tratamento e análise de águas em poços artesianos.  “Evoluímos muito desde que iniciamos a pesquisa. Hoje sabemos a solução para deixar a água de acordo com os parâmetros exigidos. Esse foi um dos méritos para conseguirmos o prêmio”, justifica o estudante do curso de Manutenção e Suporte em Informática, Thiago Fonseca.

Um diferencial na vitória dos alunos é o fato deles terem se destacado em um congresso de nível superior com a presença de pesquisadores de renome nacional e internacional. “A premiação não era a finalidade. Fomos para lá pensando no engrandecimento dos alunos e inseri-los no mundo das ciências”, diz Duarte. Além do evento, foram feitas visitas em museus e minas da região.

“Temos que agradecer essa oportunidade. Foi uma parceria entre aluno e escola que deu certo e fez sucesso. Se fossem dados prêmios até o sexto lugar, estaríamos em todos. Aprendemos muito com outras pesquisas”, analisa o discente Robson Neto.

Os projetos no campo da análise de qualidade de água realizados pelos pesquisadores do campus Campina Grande já foram destaques em outro evento em âmbito nacional. No final do ano passado, foi conquistado o prêmio na categoria Ciências Agrárias no Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), realizado em Maceió.