Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2017 > 02 > Rede de dados do campus Campina recebe investimentos

Noticia

Rede de dados do campus Campina recebe investimentos

Velocidade de transmissão de dados por meio de fibra óptica melhora serviços pedagógicos e administrativos
por publicado: 17/02/2017 12h39 última modificação: 21/02/2017 10h23
Exibir carrossel de imagens Detalhe de Rack que compõe parte da infraestrutura de rede de dados do IFPB Campina Grande, implementada pela equipe de tecnologia da informação do campus.

Detalhe de Rack que compõe parte da infraestrutura de rede de dados do IFPB Campina Grande, implementada pela equipe de tecnologia da informação do campus.

O crescimento da infraestrutura do campus Campina Grande nos últimos anos tem exigido um esforço conjunto de muitas áreas para atender as demandas surgidas diante desse cenário. A coordenação de Tecnologia da Informação (TI) do campus é um destes setores que está desde o ano passado realizando serviços na rede de dados do campus. Os investimentos ultrapassam os R$ 100 mil reais em equipamentos e  serviços feitos no backbone, rede principal pela qual passam todos os dados.

Para Marcelo Portela, docente da área de redes, o serviço terá uma melhora significativa para o ensino e impacto direto e positivo na parte acadêmica. “Eu tenho disciplinas que preciso utilizar materiais online. Tendo uma internet boa, é uma coisa que acaba melhorando o desempenho de professor e aluno”, afirma.  

De acordo com o analista de tecnologia do campus, Rodrigo Lira, a diferença entre os serviços ofertados atualmente através da fibra óptica é dezoito vezes superior ao anterior, que utilizava à época, o enlace via rádio. “o diferencial mais claro é a capacidade de transmissão de dados, que na fibra pode atingir 1000 mbps - mais de 18 vezes a capacidade anterior. O enlace de fibra também apresentará maior estabilidade e menor propensão a interferências”, explica.

Rodrigo ressalta que os benefícios da rede variam de acordo com o setor e sua finalidade. Um exemplo é a biblioteca que está com canal mais rápido e estável de consultas ao acervo, enquanto a Central de Aulas ganhará com a substituição do enlace de rádio, uma maior velocidade na transmissão de dados, permitindo o uso de streaming de vídeo sem congelamentos como ferramenta didática.

Em 2017, as prioridades da TI serão focadas na melhoria do acesso aos laboratórios e ambientes administrativos localizados nas células individuais e espaços de telemática, que já está facilitado pelos investimentos feitos no backbone em 2016. Outro ponto a ser destacado pela pasta é o de repositório de dados e autenticação centralizada.

registrado em: