Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2017 > 02 > Inaugurada a nova biblioteca do campus Campina

Inaugurada a nova biblioteca do campus Campina

Estrutura é uma das mais modernas de Rede Federal. Dois mil títulos estão à disposição da comunidade interna e externa
por publicado: 09/02/2017 17h55 última modificação: 09/02/2017 17h56

A nova biblioteca do campus Campina Grande foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, 09, com muita poesia e emoção. Clarisse Lispector, Castro Alves, Ariano Suassuna, Monteiro Lobato e Zé da Luz, que dá nome ao moderno espaço de estudos e leitura, se fizeram presentes através das suas obras declamadas por estudantes. O reitor Cícero Nicácio Lopes veio especialmente para, junto com o diretor-geral, Albino Nunes, entregar à comunidade o tão sonhado ambiente.

“Entregar este belíssimo equipamento é de fato um motivo de muita emoção. Aqui há um espaço fértil para a emancipação, libertação e transformação de vidas dos nossos jovens através do livro”, comentou Nicácio Lopes .

Os 1.300 metros quadrados da biblioteca estão distribuídos em dois pavimentos, nos quais o usuário encontrará mais de dez mil exemplares e dois mil títulos em livros técnicos, de literatura, além de periódicos impressos, eletrônicos e multimeios distribuídos nos dezoito corredores de estantes. A obra erguida em dois anos teve investimentos de mais de R$ 1 milhão de reais. “Era preciso ter construído essa nova biblioteca para atender a demanda crescente deste instituto. Nós tivemos uma visão de futuro e não nos intimidamos diante da crise”, ressaltou o diretor-geral.

A infraestrutura contempla banheiros, masculino e feminino, ambos adaptados para cadeirantes; computadores de atendimento ao usuário nos serviços de empréstimos e devolução de livros; acesso à internet; cabines para estudo individual, com a possibilidade de o usuário trazer seu notebook e ter acesso ao wi-fi, além das mesas de estudos e estações para pesquisas em grupo. As dependências administrativas possuem sala de reunião para os funcionários do setor, de processamento técnico que serve para a preparação dos livros que irão compor o acervo, sala da coordenação, copa e depósito.

O estudante do curso de Petróleo e Gás, João Pedro Andrade, é um frequentador assíduo. Ele conta que agora se sente muito mais estimulado a estudar, pois o ambiente ficou confortável e com um acervo bem maior de periódicos. “Sem dúvida vai ser muito importante para nós a nova biblioteca, pois o espaço é propício ao estudo”, declarou.

Em um dos corredores da biblioteca, já com um livro na mão, a caloura Débora Lacerda era só sorrisos. Ela revelou a dificuldade de obter a diversidade de títulos e autores na escola que estudava antes de vir para o IFPB. “Você olha e ver que é uma estrutura muito maior e melhor. Temos que zelar por isso aqui. É mais do que um dever cuidarmos. Às vezes não acredito que isso tudo é nosso”, disse empolgada Débora.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA

A biblioteca Poeta Zé da Luz funciona de segunda a sexta feira das 07h às 22h.

A biblioteca é aberta ao público em geral, porém os serviços de empréstimos de material informacional é exclusivo à comunidade acadêmica do IFPB- CG.

PRODUTOS E SERVIÇOS DA BIBLIOTECA

Constituem produtos e serviços oferecidos pela biblioteca.

• Consulta local ao acervo;
  • Empréstimos domiciliar, renovação e recebimento da devolução dos materiais emprestados;
  • Orientação aos usuários sobre o uso da biblioteca e dos recursos de acesso à informação;
  • Pesquisa bibliográfica;
  • Pesquisa eletrônica (orientação no uso de bases de dados, repositórios, etc...);
  • Treinamento para o uso de base de dados;
  • Visita orientada;
  • Levantamento bibliográfico;
  • Disseminação seletiva da informação (DSI);
  • Elaboração de ficha catalográfica de documentos institucionais;
  • Orientação para normalização de artigos técnico-científicos e trabalho de conclusão de cursos (TCC) de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT

Ernani Baracho – Coordenador de Comunicação

Karla Aguiar – Revisora de Textos