Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2016 > 11 > Semana de inclusão de Campina promoveu conscientização através das artes

Noticia

Semana de inclusão de Campina promoveu conscientização através das artes

A equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio á Pessoas com Necessidades Especiais é composta por 21 integrantes
por publicado: 22/11/2016 11h23 última modificação: 22/11/2016 11h23

A I Semana de Inclusão do campus Campina Grande promovida pelo Núcleo de Apoio á Pessoas com Necessidades Especiais- NAPNE envolveu dezenas de jovens no período de 07 a 10 de novembro.  A programação incluiu filmes, teatro, dança e palestras. Na abertura, o Hino Nacional foi interpretado em Libras pelo professor da UFCG, Ewerton Carlos.   

Um dos filmes exibidos na sessão de cinema no auditório foi "Sou surda e não sabia".O filme/documentário é discorre sobre Sandrine, uma criança, que aos poucos junto com seus pais foi se descobrindo surda. “Somos uma escola inclusiva e temos implementado políticas públicas para efetivar essa inclusão dentro do campus”afirma a coordenadora do NAPNE, Ritha Cordeiro.

O NAPNE em Campina Grande possui um quadro que atende a demanda atual. São 23 estudantes com deficiência. O número chega a quarenta se levar em consideração  os que apresentam algum comprometimento, mas que não precisam do acompanhamento da equipe multiprofissional. A equipe multiprofissional é composta por 21 integrantes entre eles ledores, transcritores brailes, intérpretes em libras e assistentes administrativos.  

“É importante que os ouvintes e a comunidade entendam que somos pessoas normais. Aqui no IFPB temos acessibilidade e todos me receberam com grandeza. A escola anterior me sentia rejeitada, mas aqui me sinto totalmente inserida e tratada de forma igualitária”, explica a estudante surda, Lara Lavynne.        


    

 

registrado em: