Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2016 > 08 > Abertura da etapa final dos jogos em Campina ressalta o espírito olímpico

Abertura da etapa final dos jogos em Campina ressalta o espírito olímpico

Mais de 400 atletas de 15 campi entrarão em quadra na disputa por medalhas e uma vaga para os Jogos dos IF´S Nordeste

por publicado: 27/08/2016 11h39 última modificação: 27/08/2016 11h51

cenario A abertura dos I Jogos Intercampi do Instituto Federal da Paraíba ocorrida na noite desta sexta-feira, 26, no novo ginásio poliesportivo do campus Campina Grande foi uma celebração aos deuses gregos, que criaram os Jogos Olímpicos. Os mais de 400 atletas foram recepcionados em um cenário que lembrava os templos gregos. O evento teve a participação do reitor, Cícero Nicácio, do diretor-geral do campus Campina, José Albino, do pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, do coordenador geral dos jogos, Silvio Romero, professores e estudantes.

pira olimpicaAo som da banda marcial do campus Monteiro, os mais de 400 atletas representando os 15 campi participantes da etapa final dos jogos foram recebidos com aplausos da plateia, que interagiu por meio das torcidas organizadas. O momento apoteótico da cerimônia foi a entrada no ginásio da tocha dos jogos conduzida pela  atleta de judô, Mônica Karoline, campeã nacional dos Jogos dos Institutos Federais em 2015. A atleta, vestida com seu kimono, deu a volta no ginásio até a pira olímpica onde depositou a chama, que representa os ideais olímpicos. “Sinto-me orgulhosa em fazer parte deste momento que ficará marcado em minha memória. É importante competir, vencer, mas o espirito olímpico vem acima de tudo”.

Estou com sentimento de renovação. Um momento importante para o nosso Instituto. Foram mais de mil estudantes envolvidos em todas as etapas. “Eu saio muito emocionado, pois sem o apoio dos diretores dos campi, que abraçaram este projeto não realizaríamos estes jogos”, ressaltou o pró-reitor de Assuntos Estudantis.

Em seu discurso, Nicácio assegurou aos jovens que o Instituto fixou como uma política estratégica, relevante e prioritária a evidenciação do esporte como uma prática que se integra a formação da juventude. “Este será o primeiro de muitos jogos intercampi que o Instituto realizará a partir de agora. O evento estará incorporado ao calendário oficial do IFPB. Estou muito feliz em vivenciar este momento histórico ”, concluiu.

Para o Diretor-Geral do Campus Campina Grande, José Albino Nunes, “é motivo de muita alegria sediar os jogos. É uma honra receber todos aqui. Campina Grande está em festa e está dando sua contribuição para a assistência estudantil”.

Atletismo, xadrez, judô, tênis de mesa e natação, basquetebol, futebol de campo, futsal, voleibol de quadra, voleibol de areia e handebol são as modalidades presentes nesta edição, que vai até o dia 28. Após o término das competições, os medalhistas de ouro irão representar o IFPB na fase Regional dos jogos dos Institutos Federais - JIF na região Nordeste, que acontecerá em setembro em João Pessoa.