Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Institucional > Blog > posts > 2021 > 12 > Boas festas em 2021!

Boas festas em 2021!

Mensagem da equipe do Campus CG para a comunidade acadêmica
publicado: 24/12/2021 09h56 última modificação: 24/12/2021 09h56
Arte: Alan Leonardo

A chegada do encerramento de mais um ano é, para a maioria das pessoas, o momento propício para recapitularmos todas as etapas que ultrapassamos ao longo dos 12 meses que acabaram de passar. Seja para contar as conquistas ou para aferir os desafios enfrentados. Refletir sobre nossos ciclos pode ser um exercício de autoavaliação bastante proveitoso. Contudo, não podemos deixar de reconhecer que, assim como 2020, o ano de 2021 nos apresentou uma carga de preocupações e dificuldades, até então, estranhas para a maioria de nós.

É fato que a pandemia do Covid-19 não afetou somente o desempenho acadêmico de professores e alunos, bem como a performance de nossos servidores técnicos-administrativos. Afetou todos os cidadãos em nossas camadas mais profundas e pessoais. Resumir 2021 a um ano desafiador para o nosso campus é, no mínimo, reduzir o problema. Na realidade, nos afetou em todos os aspectos físicos e mentais de nossas vidas.

Mesmo assim, e apesar das perdas ao longo do caminho, conseguimos chegar a mais um dezembro com a esperança e a expectativa de que nossas atividades possam retornar a um normal possível diante de toda a adversidade que a situação do país (e mesmo do mundo) nos impõe. A possibilidade de termos, em um futuro breve, a perspectiva de que a maioria de nossa comunidade acadêmica estará vacinada e imunizada para o retorno é motivo de grande comemoração e fonte de otimismo, depois de dois anos  tão desafiadores.

Para além da possibilidade do retorno acadêmico, também é reconfortante a ideia de que, ainda que aos poucos, poderemos retomar o convívio presencial com amigos e companheiros de trabalho; principalmente agora que o processo de vacinação já avançou a ponto de o período de reforço da dose (a 3ª dose) diminuiu para quatro meses, em vez dos seis meses indicados no início da campanha de vacinação que, não esqueçamos, foi num janeiro de 2021! (nos parece tão tão distante...)

Algumas das amostras de que tal convívio se provou essencial em face da distância e do isolamento pelos quais a pandemia nos forçou a passar, foram as experiências pontuais de atividades presenciais, como o retorno de aulas presenciais em alguns cursos, de setores técnico-administrativos e a Prova do SAEB. Muito embora tivemos que aprender novas práticas para aquelas atividades que pareciam impossíveis de se conceber de outra maneira que não face à face. Desafio este experimentado com a primeira cerimônia virtual de conclusão dos cursos técnicos, em que precisamos fazer um esquema de compor várias salas virtuais para nos adequarmos à alta quantidade de concluintes e a limitação de participantes do Google Meet.

Os meses do ano novo que se aproxima são promissores. Este movimento de retorno já tem se iniciado, dadas as circunstâncias otimistas já citadas, o que nos  torna capazes de olhar com esperança para o planejamento possível, assim, de que todos os cursos possam concluir o ano letivo 2021 presencialmente (até março de 2022), mesmo que seja com quantidades reduzidas de estudantes ou turmas.

É deste modo que nós desejamos à toda comunidade acadêmica do campus Campina Grande um 2022 fértil em possibilidades de experiências não só acadêmicas, mas também de experiências de vida plenas. Que este ano novo nos traga de volta o convívio, o equilíbrio interior, a qualidade do ensino público que sempre oferecemos, os 54 laboratórios do campus CG com estudantes, os sorrisos, a reconstrução dos espaços, o consolo para as perdas que tivemos isolados e a convivência harmoniosa com a saudade dos que se foram.

Boas Festas. Boas férias. Até breve!