Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Institucional > Blog > posts > 2021 > 03 > Cuide da sua saúde mental

Cuide da sua saúde mental

Campus possui serviços gratuitos de psicologia
por publicado: 03/03/2021 13h46 última modificação: 03/03/2021 13h46

Quando falamos em instituição de educação, parecemos congelar nossos pensamentos apenas no ensino e na aprendizagem. Ou seja, nos vemos somente como estudantes. Mas, quando estamos na escola/universidade, levamos nossa vida como um todo para lá, incluindo nossas capacidades e dificuldades. Tudo isso passa pelas nossas experiências dentro da sala de aula.

Saúde mental é um tema sério, importante. Por isso, é uma das prioridades nos serviços de Assistência Estudantil nos Institutos Federais, como a psicologia escolar, por exemplo. Com atenção principal nas ações coletivas, a psicologia realiza as seguintes atividades: palestras/conferências/eventos sobre temas relacionados à saúde mental ( como o Setembro Amarelo, destinado à valorização da vida); acompanhamento e intervenção nas dificuldades de aprendizagem, quando algum fator interfere no processo e precisamos investigar as causas e propor soluções para melhorar a situação junto com os professores, família e o próprio estudante; orientação vocacional e sexual (realizados em grupo e incluem debates, formações e pesquisas) além de ações de pesquisa e extensão (numa pesquisa recente, investigamos a relação entre redes sociais e ensino).

Não podemos esquecer as necessidades dos indivíduos. Portanto, também são desenvolvidos atendimentos/escutas individuais de modo breve e com tempo limitado. Os atendimentos são agendados por e-mail (naps.cg@ifpb.edu.br) e, durante a pandemia da covid-19, são realizados à distância (chamada, vídeochamada ou troca de mensagens).

O Campus Campina Grande está a sua disposição para o cuidado com a saúde mental, não importando se os fatores que prejudicam/dificultam sua vida sejam internos ou externos. Faça uso dos serviços e não deixe que problemas tratáveis atrapalhem tanto seus processos e suas relações.

*Este texto foi escrito por Ícaro Rodrigues (psicólogo do IFPB), com edição de Clébio Melo.