Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Institucional > Blog > posts > 2020 > 12 > Boas Festas! 🎄🎆

Noticia

Boas Festas! 🎄🎆

Sobre a luz de cada um e a importância de brilhar 🔆
publicado: 22/12/2020 20h33 última modificação: 22/12/2020 20h33

O ano de 2020 está se encerrando e nele muitas experiências fortes foram vividas. Em alguns momentos, a gente queria que o ano não passasse para tentar guardar por mais tempo as pessoas que amamos. Em outros, que ele fosse embora logo, na tentativa de que, com ele, fossem embora tantas incertezas quanto ao por vir. A realidade é que temos muito a celebrar neste ano de 2020, pois estar vivo hoje é o grande presente. 

Celebrar quem somos e o que representamos nesta rede de conexões humanas em que estamos. Uma pessoa está ligada a outras, que estão interligadas a outras e todos nós somos essa rede. Uma rede social real e não virtual. Uma rede que não exclui ninguém que não está on-line. Cada pessoa é um da rede e as conexões são wireless (sem fio), mas os canais não são modulados por ondas que codificamos com nossas tecnologias de ponta. Esses canais que nos unem são sentimentos codificados com os mais altos padrões de criptografia, que nem a Física Quântica consegue decifrar. Alguns os definem como divinos; outros, com suas formas próprias de denotar.

Hoje, eu só consegui pensar nessa luz que cada nó da rede emite de cada lugar onde está e me lembrei de uma frase de um livro importante que é meditado especialmente no Natal: "brilhe vossa luz" (São Mateus 5, 16). Algumas vezes colocamos nossa luz debaixo da mesa, mas não é o lugar dela. Ou nos cobrimos com uma cortina de blackout que não dá para ver nem um pouquinho da luz emitida por nós. Há muitas razões para isso.

Só que não há nada mais lindo do que o Natal Iluminado, do que um caminho iluminado, principalmente se as luzes são de cores diversas. Só quero desejar que a nossa luz brilhe nessa rede e que a gente contribua com tudo aquilo que somos e todos nós precisamos de cada nó.

De onde estamos, temos a certeza de que, mesmo sem poder nos tocar agora, mesmo sem ouvir e ver aquela risada engraçada ou aquele choro profundo, sabemos que essa luz pode chegar onde estamos.

Desejamos a todos ótimas festas. Que nossas esperanças sejam renovadas para um mundo melhor e que a luz ilumine o que parece vazio, mas que está apenas escuro. Há alguém ali. Há uma luz encoberta. Todos nós merecemos e precisamos brilhar. 

Feliz Natal e que 2021 venha com mais luz, aprendizado, união, saúde, paz e amor!

"Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situa­da sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim, brilhe vossa luz dian­te dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus. (São Mateus 5, 14-16)


Ana Cristina Alves de Oliveira
diretora de Desenvolvimento do Ensino - IFPB Campus Campina Grande