Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Institucional > Blog > posts > 2020 > 08 > Nosso "novo normal"

Noticia

Nosso "novo normal"

A diretora de Ensino, Ana Cristina, conta os preparativos para o retorno das atividades letivas
por publicado: 25/08/2020 15h14 última modificação: 25/08/2020 15h14
Arte: Alan Leonardo

Olá, pessoal!

Estamos voltando às nossas atividades em uma realidade completamente diferente! Como tudo que é novo, traz dúvidas, angústias, medos... mas não quer dizer que será ruim!

Nosso desafio enquanto instituição de ensino é contribuir com o processo de transformação do sujeito em uma perspectiva de formação integral. Isso quer dizer que não há como separar a pessoa que está na sala de aula da pessoa que está na sala de casa. E que os conteúdos curriculares sozinhos não são mais importantes do que os demais conhecimentos.

Nós nos sentimos felizes por podermos voltar, por contribuir com a transformação de um período de distanciamento em proximidade, por meio da tecnologia. Felizes por acreditarmos que poderemos fazer mais por todos nós se voltarmos a nos encontrar, por poder rever, por nos unirmos em sinergia para trazer forças e novas experiências um para o outro. Momento em que o processo de ensino-aprendizagem acontece em mão dupla, onde aprendemos e ensinamos uns aos outros.

O mundo mudou desde que nos vimos pela última vez em sala. O diferente do convencional se chama, agora, “novo normal” e nós também mudamos. Passamos a parar tudo o que pudemos por uma minoria, que alguns chamam de “5%” e nós chamamos de irmãos, de amigos, de família, de parte de nós mesmos. O tempo vai nos ajudar a recuperar o que ficou perdido, o que entendemos que foi prejuízo, mas que bom que teremos esse tempo.

Quanta coisa que aprendemos! E queremos aproximar ainda mais nossa instituição da sociedade. A Internet nos permite alcançar mais pessoas e ir mais distante.

Entendemos que mesmo que alguém esteja em condições tecnológicas ideais, esse processo pode estar sendo mais angustiante do que para alguns que não possuam essas condições dentro de casa.

Nossos servidores estão ansiosos também nesse retorno, mas vêm há um bom tempo se preparando para voltar a dar uma parte de si nessa missão de educadores que escolhemos viver.

Sintam-se todos bem-vindos nesse novo processo de estudos virtuais, mas completamente reais. Que todos possamos aproveitar ao máximo esse tempo e ressignificar esses momentos.

Para voltar a assistir ou ministrar aulas precisaremos aprender um pouco mais, são conceitos de sala de aula virtual, avaliações virtuais, livros virtuais, aulas virtuais. Mas, por trás de tudo isso, estão pessoas reais!

Bom retorno para nós, IFPB Campus Campina Grande!


Ana Cristina Oliveira

professora e Diretora de Desenvolvimento do Ensino