Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2024 > 02 > Vencedores do Prêmio Cidadania Digital em Ação recebem prêmios da ONG SaferNet

Vencedores do Prêmio Cidadania Digital em Ação recebem prêmios da ONG SaferNet

A premiação foi realizada no Campus Cajazeiras do IFPB e contemplou os participantes que não puderam comparecer à 16ª edição do Dia da Internet Segura
por publicado: 27/02/2024 16h58 última modificação: 28/02/2024 16h34

A Ong SaferNet entregou pessoalmente aos estudantes do IFPB, Campus Cajazeiras, o Prêmio Cidadania Digital em Ação 2023, cujo primeiro lugar conquistado pela paraibana, foi anunciado no último dia 6 de fevereiro, em São Paulo, durante o primeiro dia do evento principal da 16ª edição do Dia da Internet Segura. Os primeiros colocados receberam leitores de livros digitais. Houve também entrega de medalhas, ecobags e certificados de premiação.

Ao todo, 39 estudantes envolvidos com o projeto vencedor receberam prêmios das mãos de Bianca Orrico, psicóloga e doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, em Portugal. Ela representou a SaferNet no evento. Após a premiação, Bianca Orrico proferiu uma palestra com o tema: “Disciplina de Cidadania Digital: aprendendo sobre riscos e oportunidades na rede”.

Em outro momento, o professor de informática João Paulo Freitas de Oliveira, orientador do projeto, e a estudantes Maria Eduarda Pinheiro Calixto, eleita por voto direto pelos colegas para representar a equipe, receberam o prêmio em São Paulo. A cerimônia realizada no campus Cajazeiras contemplou os demais estudantes participantes do projeto.

O projeto vencedor consiste desenvolvido pelos estudantes do segundo ano do ensino médio, consiste em uma página no Instagram, composta por 24 postagens de vídeos e memes criados por eles com dicas sobre o uso seguro e cidadão da internet, desenvolvida a partir das aulas da Disciplina de Cidadania Digital.

O Prêmio Cidadania Digital em Ação foi criado para dar visibilidade ao papel da educação por uma internet mais segura. Foram reconhecidas intervenções socioculturais protagonizadas por estudantes do ensino básico e apoiadas por educadoras(es) com o propósito de engajar suas escolas e comunidades no uso seguro, consciente, saudável, crítico e positivo das tecnologias.

Ao todo, 15 escolas de sete estados diferentes concorreram ao prêmio, todas elas integrantes do projeto "Disciplina de Cidadania Digital", criado pela empresa Safernet e pelo Governo Britânico para incentivar um currículo escolar voltado para esse tema. O projeto faz parte do Programa de Acesso Digital, iniciativa britânica implementada em vários países do mundo.

A “Disciplina de Cidadania Digital” foi implementada em 2023 por 183 professores(as) em 159 escolas brasileiras para 11 mil estudantes de 13 estados e 116 cidades. O projeto disponibiliza gratuitamente um caderno de aulas para professores, com roteiros completos que podem ser aplicados em sala de aula.

Iris Souto Maior – jornalista do IFPB - Reitoria