Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2024 > 02 > Publicado o Edital do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS)

Publicado o Edital do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS)

O IVS torna os estudantes aptos a participarem dos programas da Assistência Estudantil
por publicado: 20/02/2024 14h36 última modificação: 20/02/2024 15h58

O Edital para solicitação de Análise e/ou Reanálise do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), tem o objetivo de realizar uma análise socioeconômica do estudante juntamente com o seu grupo familiar, a fim de conhecer a realidade social na qual está inserido e os atravessamentos ocasionado pela questão social, que possam impactar na permanência do estudante na instituição e no seu processo formativo.

A partir da caracterização socioeconômica declarada pelo estudante e da documentação que deve ser enviada, o profissional de serviço social debruça-se sobre o entendimento das diversas variáveis que ensejarão na mensuração do grau de vulnerabilidade social, expressado por meio de uma pontuação que pode variar de 0 a 10, deixando assim o estudante apto a participar dos processos seletivos realizados por meio da Coordenação de Apoio ao Estudante (CAEST), que darão acesso aos diversos programas da Assistência Estudantil.

Vale ressaltar que os Programas da Assistência Estudantil são voltados prioritariamente para os estudantes que possuem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, e originários de escola pública. Além da renda e da origem escolar, outras situações também são consideradas para atender e incluir os estudantes na Assistência Estudantil.

Os estudantes devem ficar atentos ao cronograma do edital e suas fases, acompanhar os processos por meio das publicações realizadas no site do campus e caso sejam convocados para prestar esclarecimentos, comparecer na sala da CAEST. As inscrições são realizadas no SUAP, podem ser acessadas no ícone “Inscrever-se em Programas Sociais”, iniciam no dia 21 de fevereiro e se encerram no dia 04 de março. As regras para solicitação do IVS e a documentação que deve ser enviada estão no Edital que pode ser acessado por meio do Link.