Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2023 > 10 > IX ECMAT e Premiação da VIII OCZM do Campus Cajazeiras

Destaque

IX ECMAT e Premiação da VIII OCZM do Campus Cajazeiras

Evento discutiu as perspectivas da matemática
por publicado: 24/10/2023 08h21 última modificação: 24/10/2023 08h22

Entre os dias 18 e 21 de outubro no Campus Cajazeiras ocorreu de forma híbrida o IX ECMAT - Encontro Cajazeirense de Matemática, que teve como tema, "Perspectivas da matemática como ciência humana: contribuições do passado para a compreensão do futuro”.

Com a presença virtual do Prof. Dr. Carlos Mathias- UFF/RJ, um dos precursores da Matemática Humanista no Brasil, o IX ECMAT discutiu através de palestras, mesa redonda, rodas de conversa, relatos de experiência, comunicações científicas, minicursos e oficinas, o fazer matemático desde o ábaco ao ChatGPT, bem como seus aspectos de ciência exata e também de ciência humana. Durante o evento, as melhores produções entre artigos, relatos de experiência, TCC e produções femininas foram premiadas. Cajazeiras 3.jpg

Como culminância do Evento, no dia 21/10 foi realizada a premiação da VIII OCZM (Olimpíada Cajazeirense de Matemática) com a participação da professora Jonilda Ferreira, reconhecida nacionalmente pelas suas ações de incentivo às Olimpíadas de Matemática.

Cajazeiras 4.jpgSegundo a Professora Naiara Tavares, coordenadora do evento, o IX ECMAT proporcionou aos professores e discentes da área de matemática momentos de muito aprendizado, de reflexões e troca de experiências diante das discussões e exposições sobre uma matemática mais humana, inovadora e inspiradora.

registrado em: